Há algum tempo, se alguém falasse em vender um bolo sem cobertura, para eventos simples ou mais glamourosos, muitas pessoas diriam ser impossível. Mas como você já sabe, o universo da confeitaria está em constante transformação. Prova disso é o surgimento do naked cake, há cerca de 10 anos.
O “bolo pelado” tem mesmo um charme diferenciado, mas existem dicas para fazer naked cake e acertar tanto no visual quanto no sabor. Afinal, como sabemos, não basta ser bonito. O produto também tem que ser delicioso para manter a sua empresa viva por muitos anos.
Por esse motivo, vamos contar alguns segredos para fazer a receita perfeita. Acompanhe e não deixe a sua marca de fora dessa tendência que não tem hora para ir embora!
1. Escolha da massa
Como o naked cake não vai contar com a estrutura de uma cobertura para se manter estável, o primeiro cuidado deve estar na massa. Nesse caso, as melhores opções são aquelas mais encorpadas (e não tão fofinhas), como o clássico pão de ló.
Também é preciso muita atenção ao desenformar. Bordas quebradas não serão permitidas porque todas as laterais ficarão expostas. Portanto, tenha bastante cautela ao untar e escolher as formas.
2. Cuidados com a calda
Molhar demais a estrutura do bolo pode fazer com que ele desmonte antes da hora. Por isso, tenha muito cuidado com caldas, caso escolha umedecer a massa de alguma forma.
Outro ponto de atenção é que muitos naked cakes são decorados com frutas, o que torna o trabalho mais primoroso. O risco de estragar o bolo aumenta, já que algumas frutas podem soltar bastante água, deixando a massa molhada, sem estrutura e manchada (além de propensa a estragar nos dias mais quentes).
3. Tipos de recheio
A consistência dos recheios também deve ser mais firme, como uma ganache ou brigadeiro encorpado. Dessa forma, o creme vai ajudar a segurar e “colar” o bolo. Uma dica para dar tudo certo nessa etapa de preencher as camadas é esperar a massa e o recheio esfriarem.
Assim, será possível cortar as camadas da massa de forma simétrica e nivelada, bem como trabalhar o recheio com mais precisão, valorizando o visual e a quantidade.
4. Tempo de geladeira
Apesar de não haver regras definidas sobre levar ou não um nake cake para a geladeira, é preciso considerar que alguns tipos de recheios acabam cristalizando quando refrigerados, como é o caso do brigadeiro. Outros tendem a endurecer muito, a exemplo de ganaches ou goiabadas.
Todos esses fatores podem prejudicar o sabor e a aparência do bolo. Afinal, imagine tentar partir uma receita sem cobertura, com a massa exposta e um recheio muito duro?
5. Atenção ao transporte
Muitas pessoas optam pelos naked cakes em suas festas de aniversário ou casamento. Ou seja, são camadas e mais camadas de bolo empilhadas sem muito suporte.
Por isso, é preciso que você tenha a estrutura necessária para garantir o transporte do produto com segurança, antes de fechar a venda. Se o bolo tiver muitas camadas, o ideal é terminar a montagem e a decoração na mesa em que ele vai ficar.
Essas foram algumas dicas para fazer naked cake e garantir um resultado de qualidade. Lembre-se de escolher a massa adequada, acertar a temperatura e cuidar do timer do forno para que nada queime ou resseque. Também tenha cuidado ao desenformar, cortar as camadas e colocar os recheios.
Gostou deste conteúdo? Para contar sempre com produtos de qualidade em suas receitas, contate o fornecedor certo! Fale agora com a equipe da Mago e veja como podemos ajudar!