Pouco vai adiantar você montar o seu negócio focando em todos os detalhes relacionados à estrutura, à gestão, ao mix de produtos e às finanças, se deixar de lado a satisfação do cliente.
Corresponder às expectativas dos consumidores vai muito além de oferecer bons alimentos e um atendimento cordial. É preciso deixá-los satisfeitos desde o momento em que entram no estabelecimento até depois de irem embora. Afinal, muitas vezes, os produtos serão degustados posteriormente, ou seja, esse fator também é crucial para o sucesso do negócio.
Além de garantir o retorno desse cliente, ele será responsável por ajudar a construir sua marca entre seus contatos. Aliás, bem sabemos como um consumidor insatisfeito pode ser prejudicial, não é mesmo?
Quer saber como garantir a satisfação do cliente e evitar reclamações da sua loja? Confira dicas valiosas!
Conheça seu cliente
Em qualquer tipo de relacionamento, fica mais fácil agradar uma pessoa quando a conhecemos, certo? Na hora de presentear ou fazer uma surpresa, por exemplo, temos maiores chances de acertar, tendo em vista que já sabemos quais são as preferências dela.
O mesmo acontece na relação entre empresa e consumidor. Para deixar seu cliente satisfeito, é essencial saber o que ele busca em sua loja. Perceber as preferências, quais tipos de produtos são procurados, em quais horários do dia e quais fazem mais sucesso é um bom primeiro passo.
Aposte no atendimento impecável
Entregar o que o cliente quer, sempre com simpatia não é um diferencial, mas uma obrigação de quem deseja permanecer no mercado.
Por isso, vá além e certifique-se de que sua equipe está pronta para responder às dúvidas sobre todos os produtos e serviços oferecidos na loja. Ela precisa ter uma atitude proativa, antecipando-se para ajudar o consumidor sempre que precisar.
Para isso, vale a pena investir em treinamentos constantes e trabalhar o clima do ambiente: quando a equipe está satisfeita e feliz, esses bons sentimentos são automaticamente transmitidos aos fregueses.
Preze pela qualidade
Parece óbvio, mas muitos empresários do ramo alimentício ainda não atentaram à necessidade de oferecer qualidade total aos seus clientes.
Seja pela tentativa de reduzir os custos de produção ou por qualquer outro motivo, afirmamos que isso não vale a pena. Afinal, os consumidores estão cada vez mais exigentes e não aceitarão comprar produtos inferiores — especialmente quando se trata de alimentação.
Além dos ingredientes, existem muitos insumos que, quando são de qualidade superior, são capazes de facilitar o processo de produção e evitar desperdícios. Por isso, é fundamental contar com fornecedores que só trabalham com o melhor que o mercado pode oferecer.
A Mago é assim: há mais de 30 anos no mercado, é a maior indústria de suprimentos para confeitaria do Brasil, garantindo em seu portfólio produtos inovadores, de qualidade e com o melhor custo-benefício — de modo a favorecer os negócios de seus parceiros.
Faça pesquisas de satisfação
Você está se dedicando bastante à satisfação dos seus clientes, mas ainda não sabe se está fazendo certo? Não fique na dúvida por muito tempo e faça uma pesquisa de satisfação. Por meio dela, será possível saber onde estão os erros e os acertos e o que deve ser melhorado.
Quanto a forma de realizar essa pesquisa, analise o perfil de seu público para definir: fichas dispostas na loja ou por meio das redes sociais, por exemplo. As perguntas também podem ser abertas ou fechadas, com campo para sugestões.
Focar na satisfação do cliente é a melhor forma de garantir a saúde do seu empreendimento e ter a certeza que tudo continuará bem, independentemente de crises ou oscilações no setor.
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