Possivelmente você já deve imaginar que existem dicas imperdíveis de como deixar a sua loja mais atrativa, não é verdade?
Por isso, é importante estudar o espaço e os seus clientes para trabalhar na estética da loja, deixando-a convidativa, chamativa e, claro, muito bonita. Quer aprender como fazer isso? Então, leia esta publicação e confira dicas incríveis e supereficazes!
1. Entenda o espaço físico e quem é o consumidor
Antes de colocar a mão na massa em qualquer coisa, é importante que você faça um estudo do espaço físico disponível e ainda de quem é o consumidor dos seus produtos. Observe se há concorrentes na região e as fachadas de outras lojas ao redor da sua, para certificar-se de que o seu empreendimento será único e inovador.
Observe também o seu público-alvo. Analise como as pessoas olham para o seu comércio e para outros da região, assim como, qual é o período de maior movimentação e que merece uma atenção a mais. Sempre que possível, converse com um consumidor e pergunte sobre os gostos pessoais e o que mais o atrai em uma fachada, garantindo que a sua loja ou confeitaria se destaque dentre tantas outras lojas, seja na rua ou em um shopping.
2. Invista em um espaço clean
Por mais que você queira chamar a atenção do consumidor para a sua loja, é importante ter consciência de que o excesso de informações pode afastar o cliente. Essa poluição visual ocorre por meio de uma série de elementos combinados com cores intensas e vivas.
Prefira investir em um espaço mais clean, com poucos elementos, mas, ainda assim, muito convidativo. Na fachada, por exemplo, trabalhe com poucas prateleiras e produtos de altíssima qualidade e beleza. Dentro da loja, prefira um balcão comprido e único, o que facilita a visualização dos produtos e impede que o cliente fique confuso. Uma decoração minimalista também é bem-vinda.
3. Mescle cores neutras com mais fortes
Nada de misturar várias cores intensas no mesmo espaço físico, já que isso pode causar desconforto ao consumidor. Tenha uma cartela de cores pré-definida e opte por priorizar no espaço físico, no máximo, 3 tons para não confundir o público.
Mescle cores neutras com cores mais fortes, colocando a cor mais clara na maior parte da loja, a cor média em detalhes maiores e a cor mais intensa em pequenos itens.
Se você quer ter uma loja puxada para os tons de rosa, por exemplo, opte por um tom de rosa bebê, um de rosa chiclete e um de rosa fúcsia. Se você quer puxar para o verde, aposte no bege, no verde folha e no verde sálvia, por exemplo.
4. Escolha os elementos de acordo com a identidade da loja
Outro ponto importante é escolher os elementos de decoração de acordo com a identidade da marca. Se você tem uma confeitaria que se destaca pelos cupcakes, por exemplo, aproveite as decorações relacionadas a isso, como fouets e batedeira colorida. Coloque alguns quadros pelo espaço e trabalhe com cores que lembram cupcakes decorados.
Se possível, coloque no espaço algumas pequenas mesas e cadeiras convidativas para que o cliente queira se sentar para comer um doce acompanhado de um café, por exemplo. Trabalhe com um ambiente aconchegante e que seja condizente com o produto que você vende.
5. Capriche na iluminação
É essencial ter um planejamento adequado para a iluminação do espaço, porque isso faz toda a diferença. A iluminação e a climatização compõe um ambiente agradável, chamando atenção dos clientes, os deixando confortáveis e, consequentemente, aumentando o número de vendas.
Além disso, uma boa iluminação valoriza os produtos expostos. Por isso também é importante manter as luzes das vitrines acessas durante a noite. Evite deixar o espaço físico escuro e com sombras. Para auxiliar na iluminação diária, aproveite a beleza e a funcionalidade de pequenas luminárias e pisca-piscas brancos.
Viu como deixar a sua loja mais atrativa? Lembre-se de realizar um planejamento considerando os valores da marca. Existem serviços de personificação que expõem produtos dentro das lojas, aumentando o giro dos mesmos, que desenvolvem expositores personalizados e que ainda permitem localizar os produtos.
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