Para vencer a concorrência, é importante estar sempre em busca de novas formas de expandir seu horizonte e atrair novos públicos. Como atualmente as compras online, com toda a sua comodidade, vêm caindo no gosto popular, é legal não perder as oportunidades desse mercado em expansão.
Portanto, ainda que seu foco esteja em uma loja física, é bom começar a pensar em como fazer delivery. Isso pode ser, ainda, uma ótima alternativa para ganhar clientes e superar momentos de crise. Por isso, vale a pena ficar por dentro de algumas dicas, se você não sabe por onde começar a implementar esse modelo de negócio. Entenda mais a seguir!
Conte com uma boa organização interna na loja
Independentemente do segmento em que você atua, se está se perguntando como fazer delivery para aumentar as vendas, é importante começar com a organização interna na sua empresa. A tendência é que o número de pedidos, afinal de contas, cresça bastante. Tanto o estoque quanto a sua equipe devem estar muito bem alinhados.
Isso evita, por exemplo, que seja vendido um produto na loja física que já foi comprado pelo delivery ou que as entregas atrasem. Assim, antes de apostar nesse serviço, invista em treinamentos, estabeleça um sistema bem planejado e se certifique de que você tem pessoas em número suficiente para o trabalho.
Saiba como fazer delivery com boa segurança dos produtos
Essa dica é específica para quem atua no ramo alimentício. Afinal, esse setor é muito exigente quando o assunto é higiene e cuidado com os produtos. Diante disso, você precisa de embalagens seguras e de um bom sistema de entrega, que evite que os alimentos se deteriorem ou se espalhem nas caixas ao longo do trajeto.
Dessa forma, invista em acessórios para entrega que sejam higiênicos, fáceis de usar e descartáveis. Além disso, o suporte usado na moto ou carro deve ser térmico e de ótima qualidade, a fim de impedir que as embalagens amassem ou vazem no caminho.
Divulgue o seu empreendimento
Por mais que você já tenha se estabelecido como loja física há algum tempo, sempre que oferecer um produto novo, é fundamental investir na divulgação. Portanto, para atrair mais clientes, é recomendado criar uma boa campanha de marketing.
Use suas redes sociais para alcançar novos públicos e crie campanhas de fidelidade. Oferecer brindes e vantagens para que os clientes publiquem suas encomendas nos próprios canais também vai ajudar muito na divulgação. Outra dica é fazer parcerias com influenciadores locais e outras empresas de segmentos complementares. Com o tempo, seu delivery será um sucesso absoluto!
Proporcione uma entrega eficiente
Não adianta ter um produto incrível e investir na divulgação se o seu serviço de entregas demorar demais, não é? Ninguém aguenta esperar muito tempo para receber suas encomendas e ainda passar pelo dissabor de se deparar com comida fria, derramada ou amolecida.
Para evitar essa situação, é importante otimizar suas rotas de entrega e estabelecer um prazo médio que seja possível de cumprir. Caso aconteça algum imprevisto, avise no ato do pedido. Dessa forma, se o cliente estiver com pressa, tem a possibilidade de desistir da compra ou aguardar a entrega com mais calma.
Cuidados como esses ajudam a fidelizar a clientela e a colocar a sua empresa no topo da preferência do público.
Agora que você já começou a entender como fazer delivery na sua empresa, está na hora de colocar essas dicas em prática, certo? Afinal, lojas que investem nesse tipo de serviço acabam se destacando, especialmente no cenário em que estamos vivendo, de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Portanto, esteja sempre um passo à frente e vença qualquer desafio!
Essas dicas ajudaram você? Registre nos comentários as suas experiências com delivery e quais foram as suas maiores dificuldades para implementar esse serviço na sua empresa!