Você sabe como precificar doces de forma eficiente? Ao se preocupar com essa questão, o seu negócio contará com alguns ganhos importantes. Entre eles, a possibilidade de enfrentar a concorrência por meio do preço, sendo esse um diferencial competitivo que contribuirá para que o seu estabelecimento se destaque no mercado.
Além disso, deve-se destacar a possibilidade de estudar diferentes cenários sobre o seu produto, segmentando os clientes de acordo com a faixa de preço dos seus itens. Isso sem falar da lucratividade, que contribuirá para que o seu negócio se mantenha saudável financeiramente.
Neste material, a gente apresenta algumas dicas sobre como deve ser essa precificação. Continue a leitura e saiba mais!
Tenha a ficha técnica de seus doces
O primeiro passo para precificar doces de forma correta é contar com a ficha técnica de cada um deles. Existem itens que vão exigir a compra de produtos mais caros. Um chocolate vegano e sem lactose, por exemplo, certamente terá um preço mais elevado do que o tradicional chocolate ao leite. Logo, essa característica vai influenciar no valor final levado ao mercado.
Dessa forma, você tem a oportunidade de calcular o custo por unidade. Ou seja, os riscos de você vender por um preço abaixo do que foi gasto são praticamente nulas.
Entenda seus custos fixos e variáveis
Como o próprio nome já diz, custos fixos são aqueles que não mudam ao longo dos meses. O aluguel de sua loja é um deles — somente sofrerá um ajuste, já previsto em contrato, depois de certo tempo de parceria. Já os custos variáveis sofrem algumas alterações ao longo dos meses — as contas de água e luz, por exemplo.
Porém, quando você faz uma análise dos gastos envolvidos em seu negócio, existe a possibilidade até mesmo de avaliar uma média dos gastos variáveis. O valor do último trimestre dificilmente sofrerá muita modificação ao longo do ano, exceto em situações sazonais — que você facilmente identifica quando há relatórios arquivados. Na páscoa, certamente os gastos variáveis serão mais elevados, com o diferencial que a produção será mais alta e os lucros também,
Saiba sobre markup e margem de lucro
Para administrar um negócio, existe a necessidade de conhecer alguns conceitos importantes de gestão. Margem de lucro e markup são alguns deles, que impactam diretamente no modo como você vai precificar doces.
Margem de lucro trata-se da porcentagem que volta para o seu negócio depois da venda. Ou seja, todos os gastos já foram pagos (chocolate, utensílios de cozinha, profissionais etc.). Já o markup se refere ao fator multiplicador para obter o preço de venda. Se os custos de um doce foram de R$ 2,5 e o markup for de 3x, o valor desse item será de R$ 7,50.
Para isso, basta utilizar a seguinte fórmula: Índice divisor do Markup = 1 – (DF + DV + MG):
- DF — percentual de despesas fixas;
- DV — percentual de despesas variáveis;
- MG — margem de lucro desejada.
Neste conteúdo, você pôde entender como precificar doces e quais são as estratégias mais indicadas para essa atividade. Conforme vimos, são alguns aspectos que devem ser considerados — por essa razão, é essencial que a gestão de sua loja tenha atenção quanto aos cursos de capacitação existentes. Neles, além de acompanhar na prática todos esses conceitos, você ainda terá contato com outras explicações, contribuindo para melhores resultados.
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