Existem muitas pessoas que têm o sonho de entrar no universo da confeitaria ou se estabelecer ainda mais nesse mercado ainda mais competitivo. Para isso, mais do que produzir alimentos deliciosos, é essencial saber vendê-los.
Exatamente! Existem muitos profissionais que fazem bolos e diversos outros produtos com excelência, capricham no visual e na embalagem, mas que encontram dificuldades na hora de comercializá-los. Você, por exemplo, sabe como divulgar doces para vender?
Se quer aprimorar essa importantíssima técnica de vendas e aumentar as vendas — seja nas redes sociais ou em espaços físicos, acompanhe a leitura e confira as nossas dicas.
A venda de doces no cenário atual
É fato que a pandemia de coronavírus transformou a nossa forma de consumir, levando muitas de nossas compras para o mundo digital. Os estabelecimentos que vendem alimentos dos mais diversos tipos tiveram que se adaptar rapidamente às vendas on-line. Nesse cenário, as redes sociais e os aplicativos do segmento ganharam força.
Ainda que você esteja conseguindo manter as suas vendas físicas na sua loja ou por formas mais diretas, não deixe de considerar os clientes em potencial que estão navegando por essas mídias sociais e os apps. Acredite: mesmo com o fim da pandemia, muitos deles já vão ter adquirido esse novo hábito e estarão sempre em busca de novidades deliciosas na tela do smatphone.
Como divulgar doces para vender
Você já sabe que para vender, é preciso aparecer, mas ainda tem dificuldades de fazer essa divulgação de uma forma que traga os resultados esperados? Veja algumas ações que podem ajudar!
1. Use e abuse do Instagram
O Brasil é o segundo país do mundo com mais usuários ativos no Instagram, e considerando a importância do apelo visual para a venda de doces e de produtos de confeitaria de forma geral, essa é uma rede social que não pode ficar fora da sua estratégia de divulgação.
Afinal, o Instagram tem uma fácil navegabilidade, oferece muitos recursos para quem quer vender e uma simples foto de um doce irresistível chegando na hora certa na timeline de um cliente pode garantir uma boa venda.
Mas apesar do poder do impacto visual do Instagram, esteja presente também em outras redes populares, como o Facebook e o WhatsApp, pois elas também têm grande impacto e facilitam a comunicação rápida com os compradores.
2. Capriche nas fotos
É claro que quando falamos sobre uma “simples foto”, não nos referimos a uma foto pouco atrativa. Lembre-se de que comemos antes com os olhos e todas as suas imagens de venda devem, primeiro, despertar esse desejo.
Por isso, capriche. Ainda que não seja possível pagar por uma produção profissional, busque referências, veja como outros confeiteiros divulgam os seus produtos, tenha uma boa câmera (ou celular) em mãos e faça muitas fotos, até chegar aquela que valorize o seu doce em relação à cor, ao brilho etc.
Também não se esqueça de valorizar o design da marca, as embalagens dos doces e tudo o que se refere à imagem deles.
3. Acredite no poder das indicações
Um grande desafio da divulgação pelas redes sociais e também dentro da sua loja é conquistar novos clientes que não conhecem os produtos. Uma boa dica para driblar esse desafio é valorizar as indicações.
Na internet, por exemplo, vale a pena distribuir os seus doces para alguns usuários que tenham seguidores com o perfil do seu público-alvo. Também vale a pena criar promoções que dão brindes a quem indica amigos.
4. Não esqueça do pós-venda
Independentemente do segmento, os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem mais do que efetuar uma compra e ir embora. Para fidelizá-los, tenha boas estratégias de pós-venda, seja realizando pesquisas de opinião, fazendo sorteios nas redes sociais ou grupos de transmissão, oferecendo amostras dos novos doces etc.
Saber como divulgar doces para vender é tão importante quanto produzir itens de qualidade, que se destacam pela qualidade superior, o sabor e o visual irresistível. Por isso, esteja atento aos locais nos quais os seus clientes estão, identifique as suas preferências e capriche em cada detalhe — afinal, esse é o maior segredo da confeitaria, não é mesmo?
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Confira 4 ideias de doces para vender na sua confeitaria!