Todo empreendedor gostaria de uma bola de cristal para ver o futuro do mercado, não é mesmo? Embora esse recurso não esteja à disposição, é possível preparar seu negócio para as vendas futuras com o auxílio da previsão de demanda.
Quando bem utilizada, essa prática ajuda sua empresa a controlar melhor os gastos e sofrer menos com imprevistos que podem acontecer no mercado e em seu próprio negócio.
Preparamos este material para você conhecer melhor a previsão de demanda, como aplicá-la em seu negócio e quais são os princípios que regem essa prática. Confira!
O que é previsão de demanda?
Previsão de demanda é o processo utilizado para fazer uma estimativa de como será a demanda e as vendas futuras em um determinado espaço de tempo, a partir de informações, tendências e variáveis disponíveis no presente.
Essa previsão é essencial para definir pontos como a sazonalidade de produtos e a necessidade de investir em uma ação para adiantar promoções e sair à frente da concorrência. O prognóstico da demanda também é importante para projetar receitas, precificar os produtos e controlar o estoque.
Como aplicá-la ao negócio?
Confira as etapas para prever a demanda e otimizar o planejamento de sua empresa.
Escolha uma estratégia de previsão
Existem diferentes modelos de projeção futura, e todos podem fornecer informações importantes sobre seu negócio. Veja os principais:
- previsão qualitativa: usa dados descritivos, como grupos de foco, opinião de especialistas, pesquisa de mercado e depoimento de consumidores;
- análise de tendências: usa dados históricos para identificar as tendências da demanda — é ideal quando o negócio tem, pelo menos, dois anos de dados de vendas reunidos;
- ciclo de vida: analisa a validade típica de um produto e antecipa a demanda com base na frequência com que os clientes compram esse item — funciona para lojas que vendem itens que expiram, como os alimentícios.
- previsão de curto prazo: projeta a demanda entre 3 e 12 meses, permitindo que você se concentre nas tendências sazonais e flutuações de curto prazo;
- previsão de longo prazo: analisa as tendências entre 1 e 4 anos — é útil para identificar padrões que se repetem por longos períodos e para planejar expansões do negócio.
Colete os dados
Quanto maior a quantidade de informações, melhor e mais completa será sua previsão de demanda. Os dados podem ser internos — como vendas totais e valor médio do pedido — ou externos, como sazonalidade, tendências de mercado, concorrência e fatores econômicos.
Existem ferramentas de gestão capazes de coletar e analisar os dados do seu negócio, fornecendo indicadores precisos para essa previsão.
Analise os resultados
Reunidos os dados, é hora de analisá-los para identificar tendências, padrões de compras e ciclos que ajudarão a prever melhor sua demanda futura.
Faça a estimativa da demanda de acordo com o período de tempo previamente definido. Você pode usar as hipóteses e perguntas que surgirão durante o processo de previsão de demanda como referência para a análise desses dados.
Quais são os princípios da previsão de demanda?
Antes de colocá-la em prática, conheça as premissas que regem essa projeção futura.
A previsão é o ponto de partida para o equilíbrio
Os acontecimentos no mercado nem sempre são previsíveis, mas é possível estar preparado para encarar as incertezas.
Bem ou mal, toda empresa faz projeções
A previsão da demanda é praticada em todo negócio, mesmo que não receba formalmente esse nome. O grau de eficiência desse processo torna uma empresa mais competitiva e lucrativa.
Quanto melhor a precisão, melhor o resultado
Um bom projeto de previsão de demanda é mais eficiente, otimizando os resultados financeiros.
Previsão de demanda combina com integração de processos
A automatização de processos facilita a gestão de todo o negócio e possibilita a construção de uma projeção futura mais precisa.
Como vimos, a previsão de demanda oferece informações valiosas sobre o mercado em que você atua e seu público-alvo. Por isso, oriente-se a partir dos princípios dessa prática e analise bem os dados obtidos, visando preparar sua empresa para as vendas futuras.
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