Entenda de vez o que é a previsão de demanda e saiba como aplicar no seu negócio!

O que é previsão de demanda?

Como aplicá-la ao negócio?

Escolha uma estratégia de previsão

  • previsão qualitativa: usa dados descritivos, como grupos de foco, opinião de especialistas, pesquisa de mercado e depoimento de consumidores;
  • análise de tendências: usa dados históricos para identificar as tendências da demanda — é ideal quando o negócio tem, pelo menos, dois anos de dados de vendas reunidos;
  • ciclo de vida: analisa a validade típica de um produto e antecipa a demanda com base na frequência com que os clientes compram esse item — funciona para lojas que vendem itens que expiram, como os alimentícios.
  • previsão de curto prazo: projeta a demanda entre 3 e 12 meses, permitindo que você se concentre nas tendências sazonais e flutuações de curto prazo;
  • previsão de longo prazo: analisa as tendências entre 1 e 4 anos — é útil para identificar padrões que se repetem por longos períodos e para planejar expansões do negócio.

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Quais são os princípios da previsão de demanda?

A previsão é o ponto de partida para o equilíbrio

Bem ou mal, toda empresa faz projeções

Quanto melhor a precisão, melhor o resultado

Previsão de demanda combina com integração de processos

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