A black friday é um costume americano que já está consolidado no Brasil. O termo se refere à última sexta-feira do mês de novembro na qual os lojistas oferecem descontos incríveis e os consumidores se preparam para isso. Portanto, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e alcançar mais clientes.
Pensando nisso, você já se planejou para aproveitar essa data? Saiba que ao aderir à ideia é necessário ter um bom planejamento para que a estratégia obtenha bons resultados. Caso contrário, poderá correr riscos de prejudicar o seu negócio.
A seguir, confira dicas para elaborar um planejamento eficiente e tirar o melhor proveito da ocasião!
Eleja os produtos que receberão os maiores descontos
Primeiramente, você deve escolher quais serão os produtos que receberão os maiores descontos. Para isso, verifique quais são os itens com maior margem de lucro. Assim, você consegue dar um bom desconto para atrair o cliente, sem prejudicar o caixa.
Além disso, pode aproveitar para colocar as mercadorias que não têm muita saída ou que estão próximas ao vencimento. É uma maneira de escoá-las para reaver, pelo menos, os custos e abrir espaço nas prateleiras e estoque.
Prepare-se para o aumento da demanda
Como dissemos, muitos clientes já esperam a black friday para comprar o que desejam. Por isso, é comum que o fluxo de vendas aumente consideravelmente, e você deve estar preparado para isso. Além de aumentar o volume de mercadorias, para suprir a alta demanda, é importante garantir o atendimento.
Independentemente se o seu negócio é físico ou online, é provável que precise de mais mão-de-obra. Sendo assim, considere contratar colaboradores temporários para ajudar nesse período. Não se esqueça de treiná-los para realizarem um bom atendimento. Afinal, a data é uma oportunidade para fidelizar novos clientes.
Invista em marketing
O marketing é fundamental para qualquer empresa, ainda mais na black friday. Os consumidores precisam saber que a sua loja dará bons descontos na data e se prepararem para as compras. Ademais, a concorrência é acirrada nessa época e você precisa ter uma publicidade mais “agressiva”.
Ou seja, estar mais presente entre os clientes, especialmente nas redes sociais e na internet, em geral. Invista em uma landing page específica para a data e em e-mail marketing, se antecipando aos concorrentes.
Trabalhe o pós-venda
Uma das principais vantagens de participar da black friday é a oportunidade de captar e fidelizar clientes. Por essa razão, é importante que você faça um planejamento de trabalho do pós-venda. Uma boa ideia é lançar um programa de benefícios para conseguir uma base de leads eficiente e, assim, trabalhá-la ao longo do ano.
Como você viu, a black friday é uma data em que os lojistas podem aumentar o faturamento e conquistar novos clientes. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e faça um planejamento estratégico para aproveitar a ocasião da melhor maneira possível!
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