Apostar nas redes sociais tem se tornado cada vez mais essencial para se dar bem nas vendas. Se antes da pandemia as vendas on-line já estavam aquecidas, o mercado cresceu ainda mais nos últimos meses. Nesse contexto, quem trabalha com confeitaria, por exemplo, pode (e deve) usar essas mídias como uma vitrine de seus produtos.
No entanto, uma estratégia digital que traz resultados vai muito além de postar belas fotos. Embora essa tática seja fundamental, também é preciso, por exemplo, investir em uma boa parceria no Instagram, capaz de aumentar a visibilidade da sua empresa e trazer mais seguidores para o seu perfil.
Essas parcerias podem funcionar de diversas formas, pagas ou não. É possível, ainda, contar com a parceria de um influencer (que é uma pessoa já com grande visibilidade) ou de uma pessoa não tão conhecida, por exemplo, mas que tem um bom número de seguidores na sua cidade ou mercado de atuação.
Para saber qual é o melhor caminho a seguir e como fazer parcerias de sucesso, continue a leitura!
1. Defina os objetivos da parceria
Antes de elaborar qualquer estratégia, seja ela digital ou não, é imprescindível saber qual é o objetivo da sua empresa — e isso não é diferente ao fazer uma parceria no Instagram.
Você quer que a sua marca fique mais conhecida na região ou nacionalmente? Busca apenas novos seguidores ou quer concretizar vendas? Que tipo de produtos pretende destacar nessa parceria? A sua empresa tem estrutura para atender um aumento da demanda causado por essa ação?
2. Encontre parceiros alinhados com a marca
Agora que você já sabe o que quer, fica mais fácil encontrar um caminho. O Instagram é uma rede social com milhões de pessoas, e muitas delas têm um número considerável de seguidores e bastante influência com esse público. Portanto, podem ser uma ponte interessante entre a sua marca e o seu público.
No entanto, para que essa estratégia dê certo, a sua marca precisa ser divulgada pela voz certa. Pouco vai adiantar, por exemplo, fazer uma parceria com um influencer vegano se a maior parte dos produtos da sua confeitaria leva leite e ovos.
Da mesma forma, um perfil com grande influência em São Paulo não vai surtir efeito se você pretende vender apenas na sua cidade. Além disso, a estratégia pode custar caro — é como acertar um pequeno alvo com um tiro de canhão.
3. Tenha um briefing claro
Uma parceria no Instagram deve ser vista como um negócio, seja ela paga ou não. Por isso, quando for passar o trabalho para o seu parceiro, seja claro sobre o que quer falar, os fatores que quer ressaltar (como qualidade dos ingredientes, preço, facilidade de entrega, promoção etc.).
Dessa forma, os seus novos clientes conhecerão exatamente aquilo que você quer e serão atraídos por esses motivos. Se você vai divulgar um bolo de chocolate, por exemplo, é claro que outros produtos também ganharão visibilidade, mas muitas pessoas vão querer exatamente o bolo que o influencer provou!
Apesar de parecer um grande passo, começar uma estratégia de parceria no Instagram não precisa ser algo grandioso, com um influencer nacionalmente conhecido. Busque uma pessoa que tenha os mesmos valores da sua marca e seguidores com o seu perfil de público e faça contato.
Também não esqueça de mensurar sempre os resultados dessa ação, avaliando se você ganhou mais seguidores ou se fez mais vendas depois da parceria.
Esperamos que este conteúdo possa ajudá-lo. Para saber mais sobre o assunto, leia em seguida o nosso post sobre como aumentar as suas vendas no Instagram!