Com a sociedade cada vez mais digitalizada, ter presença nas redes sociais se tornou indispensável para empreendimentos do setor alimentício. Os consumidores, ao se adaptarem às inovações tecnológicas, passaram a pesquisar perfis das lojas e de profissionais com a intenção de conhecer as vantagens e garantir uma boa escolha.
As redes sociais precisam mostrar o seu trabalho de maneira atrativa. Isso gera proximidade com os seguidores, fidelização e indicação para amigos, fazendo com que mais pessoas conheçam e se interessem pelo seu negócio.
Agora que você já entendeu o básico sobre a importância de estar presente no Instagram, Facebook, Twitter e outras redes, que tal descobrir por onde começar? Continue a leitura para conferir nossas dicas imperdíveis!
Descubra quem é a sua audiência
Para que sua presença na web seja positiva e rentável, o primeiro passo é descobrir qual a sua audiência. Comece pensando nas características que seus clientes têm em comum: idade, classe social, gênero etc. Idealize o público que deseja atingir e compreenda quais as necessidades e desejos dele, bem como quais conteúdos gostam de consumir.
Faça algumas perguntas para si, como por exemplo: meus clientes em potencial gostam de comprar bolos, doces e salgados prontos ou têm costume de fazê-los em casa? Qual o orçamento que disponibilizam para esse fim? Anote tudo para não esquecer!
Poste conteúdos adequados ao seu público
Uma vez que souber quem é a sua audiência, é hora de criar conteúdos adequados a ela. As postagens atrativas para adolescentes são totalmente diferentes das que chamam atenção aos adultos tanto em questões de imagens, linguagem e outras características, você concorda? Essa lógica serve, inclusive, para concluir quais as redes sociais ideais para investir.
É preciso “entrar” na mente de seus clientes, se colocando no lugar deles, para criar um conteúdo que tenha o que eles gostam de ver. Dessa forma, as imagens, textos, slogan, hashtags e interações serão capazes de cativar a atenção e desejo deles.
Crie um calendário editorial com base em seus objetivos
Ter um cronograma definido é essencial para não deixar as redes sociais esquecidas, uma vez que isso não gera as vantagens que você deseja. Se planeje para postar conteúdos recorrentes, pois isso garante mais proximidade com os clientes e os mantém interagindo com sua marca.
Vale colocar sorteios, fotos, vídeos e dicas no calendário editorial, se programando para ir a público em dias e horários estratégicos. Assim, todas as postagens que fizer agregarão informações valiosas e atrativas, o que garantirá a captação de mais clientes e fidelização dos existentes.
Invista em um visual atrativo
As redes sociais, principalmente o Instagram, são bastante voltadas para o visual das páginas, feito com imagens de qualidade e que reflitam a identidade visual do seu negócio. Use sempre imagens de qualidade e de sua autoria. Escolha um nome de usuário fácil de ser lembrado, aposte em uma boa descrição usando um slogan e escolha uma foto nítida para o perfil.
Saber como usar a presença nas redes sociais é, sem dúvidas, essencial para captar mais clientes e aumentar a fama positiva do seu empreendimento. O seu perfil deve refletir a excelência do seus atendimentos e produtos, não deixe de se manter sempre atualizado com cursos e de investir em produtos de qualidade.
Gostou de descobrir como ter um perfil de sucesso? Não deixe de conferir nossas dicas de como vender no Instagram para se aprofundar ainda mais!