A internet faz parte da sociedade em que vivemos e já está inclusa no dia a dia de muitas pessoas. Sendo assim, se você tem um negócio, precisa agora mesmo elaborar estratégias para redes sociais e, assim, formar sua presença digital para aumentar suas vendas.
Isso porque é uma ótima oportunidade de ganhar mais visibilidade e fazer com que as pessoas saibam mais sobre o seu produto. Tudo de bom, não é mesmo?
Então, confira a seguir 4 dicas para montar suas estratégias para redes sociais e alavancar as vendas em sua padaria.
1. Publique conteúdos de qualidade
Você já ouviu falar que primeiro a gente “come com os olhos”? Isso quer dizer que a aparência dos seus produtos é um grande recurso de atração de clientes, portanto, o conteúdo visual publicado precisa conseguir passar essa ideia.
Sendo assim, escolha ambientes bem iluminados e capriche nas fotos dos itens. Além disso, as imagens não precisam ser profissionais, mas devem ter boa qualidade, passarem uma aparência apetitosa e realmente serem fiéis ao seu produto.
2. Interaja com o público
Além de ser uma oportunidade de aumentar o alcance dos seus produtos, é uma chance de conversar diretamente com o público e, assim, fidelizar clientes. Por isso, responder sempre cordialmente a todas as perguntas e não deixar mensagens sem respostas são boas práticas que devem ser seguidas.
Além disso, é importante criar uma relação amigável entre o seu negócio e o público. Por exemplo, no Instagram você pode usar os recursos da ferramenta e estimular a interação, fazendo perguntas, pedindo feedbacks, incentivando o cliente a postar fotos do seu produto e marcar seu perfil.
3. Mostre os bastidores
Ainda seguindo o objetivo de criar uma relação interativa com seus clientes, uma boa estratégia é a de mostrar curiosidades sobre o dia a dia na padaria. Que tal compartilhar com seus seguidores algumas imagens do processo de produção de um bolo campeão de vendas?
Essa atitude aproxima os clientes, fazendo com que eles se sintam mais íntimos e com acesso exclusivo ao seu trabalho. Além disso, é uma forma de mostrar a qualidade dos processos, ingredientes, limpeza e organização da loja — o que dá mais credibilidade.
4. Faça uso de hashtags
As hashtags têm um papel bem importante nas redes sociais e devem fazer parte de sua estratégia. Na verdade, elas funcionam como um instrumento de pesquisas que reúne conteúdos relacionados entre si.
Isso quer dizer que postar fotos de seus produtos com hashtags relacionadas pode fazer com que seu perfil seja encontrado com mais facilidade. Por exemplo, se você começou a fazer panetones e quer postar sobre isso, use o termo em forma de tag na legenda da imagem, apenas cuidando para não exagerar na quantidade!
Pronto! Essas 4 estratégias para redes sociais já são um bom início para que sua padaria construa uma presença digital com muito mais visibilidade e maior alcance de vendas. Contudo, sempre esteja disposto a conhecer seu público, pois, a partir desse conhecimento, você conseguirá saber que tipo de conteúdo é esperado e que linguagem é a mais apropriada.
Além de uma boa estratégia digital, sua padaria também deve dominar as técnicas. Que tal conhecer mais sobre um grande clássico da confeitaria: o chantilly.