A Páscoa é, para muitas pessoas, uma época muito festiva, colorida e, principalmente, repleta de chocolate. Para os que trabalham com confeitaria, é ainda uma oportunidade de vender mais. Por isso, saber como temperar chocolate para ovo da Páscoa é essencial para garantir a qualidade dos produtos.
A temperagem é uma técnica que ocasiona um choque térmico no chocolate e tem o objetivo de deixá-lo com uma textura mais agradável, impedir que ele derreta facilmente e possibilitar mais brilho, o que é bem importante quando se trabalha com a pigmentação dos ovos de Páscoa. Ou seja, é um conhecimento que só traz vantagens.
Vamos entender como temperar chocolate para ovo de Páscoa de uma vez por todas? Então, é só continuar a leitura atentamente e conferir o passo a passo.
Derreta o chocolate
O primeiro passo da temperagem é derreter o chocolate e, para isso, você pode usar o banho-maria ou o micro-ondas. Em ambas as técnicas, corte em pedacinhos para facilitar o processo.
No caso do banho-maria, você deve aquecer a água de modo que se formem algumas bolhas, mas que ainda seja suportável tocá-la com a mão. Desligue o fogo e coloque um recipiente em cima da panela, de forma que ele não encoste na água e nem deixe escapar vapor pelas laterais. Vá mexendo até que todos os pedaços estejam derretidos.
No caso do micro-ondas, é preciso ter bastante cuidado, já que a alta potência pode vir a estragar o chocolate. Portanto, cheque a cada 20 segundos e mexa bem para não queimar.
Faça o resfriamento
Depois de derretido, é hora do resfriamento, passo muito importante e o que vai fazer com que o chocolate cristalize. Para isso, há duas técnicas bastante usadas e que funcionam muito bem, porém, independentemente da escolha, o nível do resfriamento é bem importante nesse passo. Isso quer dizer que você precisa baixar a temperatura de acordo com o tipo de chocolate. Veja:
- amargo: 26 a 27 °C;
- ao leite: 24 a 25 °C;
- branco: 23 a 24 °C.
Espatulação
Essa é uma das formas para resfriar o chocolate. Nesse procedimento, você precisa transferir o chocolate derretido para uma superfície lisa e seca, normalmente se usa uma pedra, como o mármore.
Depois é só fazer movimento com espátulas, espalhando bem até que o chocolate chegue na temperatura descrita logo acima. Tenha muita atenção quanto a isso e, se possível, use um termômetro culinário.
Banho-maria invertido
Assim que o chocolate estiver derretido, leve o recipiente imediatamente para o contato com água fria. Isso diminuirá a temperatura até chegar no nível que você precisa. Lembre-se de mexer bem durante esse processo para que o todo o chocolate resfrie ao mesmo tempo.
Aprender como temperar chocolate para ovo de Páscoa não é difícil e pode fazer toda a diferença na hora de entregar a melhor qualidade, textura e sabor para seus clientes, além, é claro, de trazer mais vendas.
Como você já sabe, atrair os clientes é bem importante, por isso, não hesite em mostrar seus diferenciais e em criar novidades. Por exemplo, que tal fazer a pigmentação do chocolate e deixá-lo bem mais atrativo? Tudo o que você precisará é de corantes lipossolúveis, ideal para esse fim.
Venha agora mesmo conhecer a linha de corantes em pó lipossolúveis da Mago para se preparar para uma Páscoa bem colorida e cheia de vendas!