Saber como lidar com a concorrência é essencial em qualquer segmento, afinal, empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que a sua sempre vão existir, o que é até mesmo saudável para os negócios, não é mesmo?
A grande estratégia é tirar o melhor proveito dessa relação, aproveitando a concorrência para fazer o seu negócio prosperar — seja acompanhando o que agrada os seus consumidores ou percebendo o que não fazer de jeito nenhum.
Neste texto, vamos mostrar para você como lidar com a concorrência direta e indireta, criando uma relação profissional e fortalecendo a sua empresa. Acompanhe!
Fique de olho, mas com limites
É fato que precisamos acompanhar de perto os nossos concorrentes, até mesmo para termos novas inspirações. Mas é essencial haver um limite.
Hoje em dia, por causa das redes sociais, é fácil “bisbilhotar” a concorrência o tempo inteiro, acompanhando o que ela vende, o preço, os clientes, as solicitações desses compradores e muito mais. Podemos perder horas preciosas fazendo isso, em vez de nos dedicar ao próprio negócio.
Por isso, fique de olho nos concorrentes, mas não se afaste da sua própria empresa, da sua identidade e personalidade. Afinal, você vai ver no próximo tópico que esses fatores são essenciais!
Aposte na exclusividade
Steve Jobs foi um ícone do empreendedorismo ao provar que você não precisa ser o primeiro a lançar um produto, basta ser um dos melhores.
E uma forma indiscutível de fazer isso, especialmente no mundo dos doces, é apostar na personalização. Lembre-se de que esse é um segmento em que muitos clientes buscam presentes ou itens que vão fazer parte de um momento especial, como um bolo, uma caixa de doces, um buffet de festa etc.
Portanto, aposte na personalização do seu trabalho — tanto em relação àquilo que o consumidor deseja quanto à sua própria marca. Ou seja, entregue o que o seu cliente quer, mas de uma forma que todos saibam que foi feito por você, por causa do capricho, da embalagem surpreendente ou dos sabores originais, por exemplo.
Busque a qualidade acima de tudo
Só será possível conquistar esses diferenciais e superar a concorrência se você tiver uma qualidade indiscutível. No ramo da confeitaria, cada vez mais os consumidores buscam por decoração, mas também pelo sabor e a qualidade dos ingredientes como um todo.
Uma boa estratégia para não pecar nesse quesito é firmar parcerias com fornecedores reconhecidos no segmento. Também vale a pena conhecer o seu público: ele estaria disposto a pagar mais por ingredientes ainda mais selecionados, como chocolates, açúcares e farinhas diferenciados?
Tenha um bom marketing
Um bom plano de marketing também é crucial para a sua empresa lidar com a concorrência e vencê-la. Ao apostar em uma comunicação eficiente nas redes sociais, programas de fidelidade e estratégias de fidelização, é possível conquistar cada vez mais clientes e manter a sua empresa sempre saudável.
Se você ainda não está nas principais mídias, como o Facebook e Instagram, comece agora mesmo! Também vale a pena marcar presença nos aplicativos, para se tornar mais conhecido. E aproveite sempre as oportunidades de divulgar o seu produto, como eventos onde os seus clientes estarão ou parcerias firmadas em datas sazonais.
O mercado da confeitaria e panificação está em constante movimento: sempre surgem novas técnicas, materiais e produtos que se tornam os queridinhos dos clientes. Para acompanhar todas as tendências, não se esqueça de se especializar.
Ao oferecer aos seus clientes as decorações mais atuais, por exemplo, você já vence muitos concorrentes que ainda só trabalham com bolos com papel de arroz.
Saber como lidar com a concorrência faz parte de todos os universos empresariais e no mundo dos doces não é diferente. Ao seguir as nossas dicas você certamente vai estar passos a frente da concorrência e, principalmente, focado no seu próprio negócio. Assim, os concorrentes que terão que ficar de olho na sua empresa!
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