Todo empreendimento demanda planejamento e organização para ser bem-sucedido. E aprender a calcular o preço de venda dos seus produtos é essencial para entender o tamanho do investimento necessário e a margem de lucro que você poderá alcançar por unidade.
Entretanto, especialmente quando o assunto é confeitaria e a empresa trabalha com alimentos perecíveis, é necessário avaliar diversos aspectos para evitar prejuízos. Assim, criamos esse guia que vai ensinar você como calcular o preço de venda dos doces.
Veja a seguir como fazer isso e comece a empreender nesse ramo!
Calcule o custo por unidade
O primeiro passo para entender como calcular o preço de venda dos doces é chegar ao custo por unidade. Esse número significa o que vai gastar para fabricar uma unidade do produto. No caso dos doces, você não vai conseguir efetivamente produzir uma unidade, mas é possível fazer essa conta considerando a quantidade mínima a ser produzida.
Pense em um brigadeiro, por exemplo. Liste tudo o que será necessário para fazer a receita e, além da matéria-prima, pense nas embalagens, na água, no gás e na eletricidade.
Uma dica, nesse caso, é sempre jogar o valor para cima. Assim, pesquise o preço médio dos produtos envolvidos na produção do doce e não apenas o mais barato — caso contrário, pode ser que não consiga manter isso no longo prazo.
Esses custos variáveis acima representam valores que se modificam, por exemplo, conforme o volume de vendas e os níveis de produção. Esse fator entra no cálculo do custo total que você tem:
Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total
Feito isso, calcule quantos brigadeiros consegue fazer por receita e divida o custo total pelo número de unidades. Embora tenhamos dado um exemplo simples, isso serve para qualquer outro tipo de doce.
Considere o volume de trabalho para calcular o preço de venda dos doces
Agora que você já sabe o custo por unidade, é necessário acrescentar o seu esforço pessoal nesse valor.
Caso decida contratar alguém para a produção, esse custo entra no cálculo das despesas. Nesse grupo, estão a folha de pagamento, a aquisição de materiais, gastos com eventuais tributos e as ações de divulgação.
Vale ressaltar que existem diversas fórmulas que podem se utilizadas para calcular diretamente o preço de venda de seus doces. Entretanto, com três fatores, você já poderá montar uma simples estimativa:
Custo total + Despesas + Lucro = Preço final de venda
No caso, o lucro pode ser estabelecido por você, de acordo com o retorno que pretende ter. No entanto, se é você quem vai produzir os doces, a sua própria mão de obra precisa ser levada em consideração.
Portanto, acrescente ao valor de produção, um percentual referente à sua remuneração pessoal. Isso vai um pouco além do valor final do doce, pois essa margem não deve ser negociada em eventuais promoções e descontos. Pense nisso para entender se esse doce é realmente viável dentro da média do mercado.
Afinal, pense em uma receita com baixo custo de produção, mas que leva muito tempo e esforço para o preparo. Se a média de mercado for muito baixa e você não tiver valores agregados para um preço mais alto, pode ser inviável produzi-la.
Analise muito bem qual é a média do mercado
Para entender como calcular o preço de venda dos doces, você deve ter em mente o valor médio do produto no mercado. Avalie, portanto, o tamanho dos doces oferecidos pelos concorrentes, a qualidade dos produtos e a proposta que eles realizam.
Selecione algumas opções com perfil semelhante ao seu e compare os valores de venda. Isso vai ajudar a ter uma ideia do que é bem-aceito pelo mercado. Com um valor muito acima do praticado, não conseguirá um produto competitivo e pode acabar tendo poucas vendas.
São muitas variáveis que precisam ser analisadas para aprender como calcular o preço de venda dos doces de maneira realista e eficiente. O primeiro passo é calcular o custo por unidade. Em seguida, pense no seu trabalho e analise muito bem a média do mercado.
Se quiser ver um ótimo passo a passo sobre como seria o cálculo de um doce ou bolo, vale a pena dar uma olhadinha em um ótimo vídeo que preparamos para você. Está tudo explicado, bem fácil!
Não se esqueça de considerar eventuais perdas, já que doces são produtos perecíveis, bem como impostos e encargos. Feito isso, você será mais capaz de fixar o preço de venda de seus produtos.
Pronto para começar a sua produção? Assine a nossa newsletter e receba muitas informações valiosas para o seu negócio!