Já diz o ditado que “informação é poder”, isso funciona, principalmente para as empresas realizarem uma boa gestão e análise de mercado. Pois, por meio dos dados, as decisões são mais efetivas visando o crescimento do negócio.
No entanto, um dos desafios é obter elementos de qualidade, confiáveis e que tragam uma perspectiva geral do mercado. Logo, as empresas precisam conhecer mais sobre si e seus concorrentes, além dos consumidores de ambos.
Todavia, como fazer para levantar essas informações? Isso é o que vamos apresentar no artigo a seguir, preparado? Boa leitura!
O que é a análise de mercado e sua importância para o plano de negócio?
A análise de mercado é o processo de captação de dados relacionados ao seu mercado de atuação que impactará positivamente ou não seu negócio. Nele, constam referências quanto ao setor, o contexto da empresa, potenciais consumidores, relação dos produtos com os fornecedores e o posicionamento da concorrência.
Dessa maneira, isso ajuda a encontrar caminhos para começar corretamente o empreendimento e gerar uma evolução a longo prazo. Com ela, você poderá se dedicar a atividades que fazem a diferença para o seu sucesso. Entretanto, a coleta dos dados pode ser realizada por pesquisas na internet, na rua, conversas com possíveis consumidores, entre outras tarefas que verá adiante.
Na verdade, a análise de mercado é relevante porque conhecerá mais sobre o perfil dos seus clientes. Logo, levantará elementos como o tamanho do mercado, número de potenciais clientes, idade, cidade etc. Também, seu estilo de vida, formas de consumo, hábitos, renda e outros.
Além disso, passará a observar as estratégias dos concorrentes sobre como eles agem para criar um plano estratégico diferenciado de sua marca. Por meio disso, por exemplo, ele selecionará os melhores fornecedores para trabalhar com você.
Quais são os pontos importantes para essa análise?
Fazer uma boa análise de mercado engloba fatores que vão influenciar o negócio. Desse modo, considere que eles mostrem uma visão geral para que as decisões sejam eficientes. Assim, confira o que deve ser priorizado.
Conhecer o perfil dos consumidores
O consumidor é o principal foco do negócio, pois é ele quem traz a receita. Consequentemente, ao lançar algum produto, ele precisa ser adequado aos desejos e necessidades dos clientes para que a empresa obtenha posicionamento de mercado.
Visto que o consumo está mudando constantemente, a análise de mercado é fundamental para saber o que quer seu público e identificar as oportunidades para melhor atendê-lo. Do contrário, você perderá chances de negócio e crescimento. Por isso, faça os seguintes questionamentos:
- onde vive o consumidor?
- Qual a sua renda?
- Quantos anos tem?
- É homem ou mulher?
- Para que compra o produto e como o utiliza?
- Como se informa sobre os lançamentos de novos produtos?
- Como escolher o que vai comprar: pela internet ou loja?
- Paga à vista, no cartão de crédito, débito ou precisa de um financiamento?
Estudar a concorrência
Além dos clientes, a análise de mercado avalia os concorrentes para evitar que a sua empresa fique menos competitiva. Afinal, é necessário saber o que os outros fazem para tomar medidas efetivas se diferenciando deles. Entre algumas informações importantes estão as soluções que eles têm e você não, qual a fatia de mercado que ocupam, quais nichos atendem e que estão deixando de lado etc.
Saber o perfil da concorrência
Segundo o guru do marketing, Philip Kotler, o perfil dos concorrentes devem ser catalogados para poder se antecipar às tendências, garantindo longevidade ao seu negócio. Por conseguinte, conseguirá enfrentar quaisquer dificuldades. Conheça a categoria de cada um deles:
- cauteloso: não reage com rapidez ao movimento do rival ou do mercado;
- Arrojado: reage rapidamente e com força;
- Imprevisível: não tem padrão de reação;
- Seletivo: reage em momentos específicos de movimento do mercado.
Portanto, para se destacar entre os concorrentes e conquistar mais clientes é fundamental que você se qualifique fazendo cursos de todas as áreas de seu negócio. Sendo assim, sugerimos os cursos da Mago que são direcionados ao setor de confeitaria.
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