O mercado atual traz um cenário extremamente competitivo, devido à grande facilidade de qualquer pessoa poder expor os seus serviços e produtos para a maioria do público. Isso faz com que os pequenos empresários e vendedores passem pelos desafios de agregar valor ao produto, para conseguir um espaço de venda diferenciado entre os demais concorrentes.
Competição de venda é o que movimenta o mercado, afinal, se um cliente tem somente uma opção para comprar certo produto, ele se tornará caro demais devido à alta demanda e algo acima da necessidade, virando luxo. E não é o que queremos que aconteça.
Por isso, precisamos a todo o momento reinventar nossas vendas e achar novas formas de alcançar o público, elaborando ideias de como o produto pode se destacar, isso tudo de forma equilibrada para que a venda seja maior, mas os preços se mantenham coerentes.
Para agregar valor ao produto, continue com a gente e conheça as principais ações que vão ajudar você a se destacar no mercado.
O que significa agregar valor ao produto?
Atualmente, todos desejam expor seus produtos de maneira eficiente e diferenciada, o que faz com que a demanda seja dividida e acabe perdendo valor, visibilidade e engajamento do consumidor. Nesse momento, o maior desafio do empresário é agregar valor ao produto. Mas, afinal, o que isso significa?
Na hora de agregar valor, disponibilizar o produto é a parte fácil, pois não basta apenas vender, é preciso criar um contexto inteiro em volta do item. Para isso, é preciso inovar a fim de criar diferenciação entre os demais concorrentes e instigar a curiosidade e o interesse do consumidor pelo produto, até ele se sentir totalmente confortável e considerar que aquele item tem o melhor custo-benefício, além de oferecer funções importantes, a ponto de ele sempre voltar a comprar.
Como isso funciona na prática dentro de uma estratégia de negócio?
Um vendedor costuma trabalhar com um orçamento limitado, tempos curtos, clientes desconhecidos e muitos fatores que limitam o processo criativo. Assim, é preciso se dedicar totalmente às vendas para conseguir planejar o que vai agregar valor e colocar isso em prática. Confira algumas dicas abaixo.
Entender o comportamento do consumidor
Todo comprador tem padrões, ainda mais quando falamos de uma área de vendas específica, sendo importante conhecê-los. Nesse caso, é preciso observar, por exemplo, quais são os produtos mais vendidos na sua região e os modelos e sabores que mais chamam atenção, assim como os dias de maior venda.
Colher feedback
Além de colher informações indiretas, para conhecer exatamente o que seus clientes consideram um bom produto, com qualidade e bom preço, é interessante colher também um feedback geral. Isso pode ser feito de diversas formas, como pesquisas de campo, em forma de entrevista, preenchimento de formulários físicos e virtuais, pesquisas por redes sociais ou por qualquer outro meio em que o consumidor consiga expressar sua opinião direta.
Aproveitar tendências de mercado
Com base nos dos dois itens anteriores, você consegue se direcionar facilmente para um bom produto com valor agregado. Contudo, para melhorar ainda mais, identifique sempre o que está em alta no quesito vendas. Procure se adaptar às grandes tendências, ao que o grande público tem ido atrás massivamente, seja por moda ou épocas do ano com vendas específicas.
Por fim, podemos observar que muitas pessoas entram no mundo dos negócios sem ter nenhum conhecimento acadêmico sobre a área, em vendas, gestão, administração e manufatura de seus produtos. Assim, acabam se especializando com a prática durante o tempo.
No entanto, quando falamos de agregar valor ao produto, um curso pode ser uma excelente escolha. Afinal, conhecimento nunca é demais. Mesmo que você já tenha anos de prática, um curso de confeitaria contribui para aumentar o seu portfólio, garantindo um aprendizado mais profissional que melhore a qualidade e a variedade de seus produtos.
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