O buttercream, ou creme de manteiga, é um clássico na cozinha dos confeiteiros, já que com ele é possível fazer diferentes receitas. Também chamado de creme americano ou creme de baunilha, é ele quem decora muito bolos, além de servir como topo para cupcakes, por exemplo.
Trata-se de um produto muito versátil, fácil de fazer e também bastante simples para trabalhar com os bicos de confeiteiro — se ele estiver bem-feito, é claro.
Neste post, desvendamos todos os segredos de como fazer buttercream perfeito. Acompanhe e incremente as suas receitas!
O buttercream perfeito
Antes mesmo de se tornar confeiteiro, você certamente já experimentou bolos que foram decorados com o verdadeiro buttercream, e aqueles que não foram.
Distinguir um creme de manteiga verdadeiro e bem preparado é fácil: além de ele ter uma textura bem leve, o seu sabor não é enjoativo ou desagradável. Ou seja, se você está vendo os convidados se deliciando com a cobertura, sem deixar tudo no cantinho do prato, esse é um buttercream perfeito.
Os motivos para aprender a fazer esse produto são inúmeros: além de facilitar o seu próprio trabalho e valorizar o resultado final do ponto de vista estético, um buttercream verdadeiro e bem produzido é capaz de cativar os clientes, já que muitas pessoas recusam confeiteiros que produzam os seus bolos e cupcakes com aquela cobertura gordurosa e pastosa.
O passo a passo
Para fazer o buttercream, você vai precisar de poucos ingredientes e pouco tempo:
Junte a manteiga, a baunilha e o leite. Ligue a batedeira na potência máxima e bata por 2 ou 3 minutos. Se você quiser um buttercream menos denso, coloque mais uma colher de leite enquanto estiver colocando a baunilha.
Em seguida, desligue a batedeira, junte o creme no centro do bowl com a ajuda de uma espátula e bata por mais 2 minutos, até a manteiga ficar cremosa.
Diminua a velocidade para médio e comece a colocar o açúcar peneirado. Vá colocando 1/4 por vez, até colocar todo o conteúdo.
Por fim, aumente a velocidade da batedeira para o máximo mais uma vez e bata por mais 5 ou 6 minutos.
Se quiser colorir, acrescente as gotas de corante depois que o buttercream estiver pronto.
Vale lembrar que essa é receita do buttercream clássico, ou seja, o creme americano. Existem outras versões interessantes e que você pode experimentar, como o de merengue suíço ou com creme de leite.
Os segredos para não errar
Agora que você já viu como fazer um buttercream perfeito, confira alguns segredinhos:
- use sempre manteiga e não margarina;
- use a manteiga em temperatura ambiente, assim como os demais ingredientes;
- manteiga sem sal, por favor;
- o segredo da textura é o tempo na batedeira — tenha paciência;
- utilize o açúcar certo e peneirado;
- siga as etapas de acréscimo de cada ingrediente;
- deixe o creme na geladeira até a hora de confeitar.
Viu só? Agora você sabe como fazer buttercream, mas é preciso algumas técnicas, prática e paciência — como tudo na confeitaria, não é mesmo? Certamente, seguindo as nossas dicas, você vai fazer o creme perfeito, agregar valor às suas receitas e atrair muito mais clientes.
E por falar em formas de aprimorar as suas técnicas e ver a sua empresa prosperar, vale a pena conhecer os cursos da Mago. São diversas opções para quem está em busca de especialização não somente em confeitaria, mas também em gestão e diversos outros assuntos relacionados ao dia a dia do empresário confeiteiro.
Gostou deste texto e quer ler mais sobre o tema? Não deixe de conferir as nossas dicas de como decorar bolos e criar verdadeiras obras de arte!
Adorei as dicas e informações sobre os produtos.