Em lojas físicas a possibilidade que o cliente tem de experimentar, tocar e observar os detalhes dos produtos comercializados, proporciona uma experiência de compra bastante real para o cliente. Os comércios digitais, por sua vez, devem trazer experiências similares, ou seja, as mais próximas da realidade possível, por meio de fotografias e descrição dos produtos. Porém, a dúvida de muitos é como tirar foto de produtos que demonstrem a sua qualidade e valorizem os seus detalhes?
Esse detalhe da imagem fica muito mais acentuado quando trabalhamos com vestuário, produtos eletrônicos, confeitaria, entre outros. Muitos são os fatores que devem ser considerados no momento de captar as imagens. A fotografia tem um apelo sensorial e transmite maior confiabilidade para o consumidor.
Para te ajudar nessa missão de captar fotografias incríveis para encantar seus clientes, separamos 5 valiosas dicas que serão muito úteis e farão suas fotos serem tão boas quanto as de profissionais. Confira.
1. Escolha entre a câmera e o smartphone para tirar foto de produtos
No momento de fazer suas fotos muitas pessoas ficam na dúvida entre usar uma câmera profissional ou utilizar o smartphone. O fato é que com a evolução da tecnologia as câmeras dos celulares ganharam cada vez mais recursos que permitem efeitos profissionais de forma simplificada.
De forma prática, se você precisar de fotos com qualidade elevada, por exemplo, o ideal é utilizar uma câmera DSLR para ter toda a riqueza de imagem. Isso é possível pelo fato de utilizarem o formato RAW, onde não há nenhuma compreensão da imagem.
Já os smartphones mais modernos contam com recursos que se assemelham muito às câmeras profissionais. Neles é possível realizar fotografias de alta qualidade com uma grande quantidade de detalhes. Além disso, não é necessário ser um especialista para adquirir resultados fantásticos e garantir boa qualidade dos produtos que serão registrados.
2. Aposte na iluminação para resultados incríveis
Muitas vezes não compensa investir em equipamentos profissionais de iluminação, pois, além de serem muito caros, ocupam muito espaço. Sendo assim a iluminação natural é uma alternativa infalível para que você consiga o resultado desejado para as suas imagens. Além disso, esse tipo de iluminação não custa nada. O que você precisa é fazer uma pesquisa de lugares que permitam esse efeito da forma desejada.
Separamos aqui algumas dicas para aproveitar melhor a luz natural:
- evite a luz direta. Elas resultam em sombras bem marcadas;
- fique atento aos horários em que a iluminação ambiente proporciona os melhores efeitos dentro da sua proposta;
- opte por ambientes nublados ou com mormaço. As nuvens proporcionam uma espécie de filtro deixando as sombras menos constantes e melhores resultados.
3. Escolha fundos infinitos
Essa é uma técnica valiosa para destacar o produto na fotografia, atraindo a atenção do cliente para o produto, evitando assim distrações. As cores mais utilizadas são branca e preta. Os fundos podem ser confeccionados de forma simples, por exemplo, com tecidos.
4. Explore diferentes ângulos
Para essa dica o que vale é se colocar no lugar do cliente. A máxima é que os consumidores não estão vendo ou tocando o produto que você está vendendo. Dessa forma, quando não temos contato com o produto, qual será a impressão que teremos ao observá-lo na sua loja virtual?
A partir daí, explore os mais diversos ângulos das suas fotografias. Assim, será possível mostrar os seus produtos com maior riqueza de detalhes. Esses diferenciais mostram ao cliente as especificações e valores que são comercializados.
5. Edição de qualidade
A última dica para tirar fotos de produtos é fazer bom tratamento das imagens para que fiquem perfeitas para a venda. Esse é um trabalho que você pode terceirizar, ou ainda, apelar para o YouTube para obter um conhecimento, por mais básico que seja, e dar o arremate final em suas fotos.
Existem profissionais especializados para fazer esse trabalho para você, porém se a verba for curta, você mesmo pode fazer. Existe uma grande variedade de programas de edição capazes de proporcionar efeitos incríveis, que dão às fotos aquela impressão profissional.
Por fim, reforçamos, mais uma vez, que se o seu momento atual é investir em um comércio online, tirar foto de produtos é fundamental. Afinal, elas são sua vitrine virtual, têm um grande poder de atrair oportunidades de negócios e tornar sua loja referência em qualidade de imagem.
Se nossas dicas fazem sentido para você, não deixe de ler nosso artigo sobre como gerenciar o seu negócio. Tenha certeza que a leitura é incrível.