Você que é empreendedor, com certeza já parou para pensar em como criar campanhas de fidelização de clientes que sejam eficazes e que possam ser aplicadas tanto no ambiente online, quanto presencialmente na loja física, não é mesmo?
De fato, sabemos que toda empresa precisa manter o foco nas vendas, é claro, mesmo assim, não devem nunca deixar de ter foco também na fidelização dos clientes.
Pensando nisso, vamos dar 4 dicas de ações e campanhas de marketing para ajudá-lo na tarefa de fidelizar clientes, seja no online ou offline. Acompanhe com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
1. Elabore um programa de pontos
Para implementar um programa de pontos será preciso reunir um cadastro dos clientes participantes e a partir disso estipular as regras sobre como o programa vai funcionar.
Normalmente, cada compra realizada equivale a um número de pontos que vai sendo acumulado dentro de um determinado período e depois de uma certa quantidade de pontos os clientes podem trocar essa pontuação por brindes, descontos, experiências em lojistas parceiros e tudo o mais que possa encantá-los.
Vale ressaltar que o programa precisa ser fácil de compreender e, necessariamente, deve oferecer vantagens aos clientes, para que não seja apenas mais uma daquelas ofertas que nunca geram nenhum tipo de benefício real e acabam por frustrar os consumidores.
2. Faça venda de pacotes promocionais
Uma outra maneira bastante interessante de fidelizar clientes é por meio da elaboração de pacotes promocionais. Na prática, funciona da seguinte forma: o lojista separa alguns itens em que ele quer reduzir o preço e monta alguns kits com descontos reais.
Este tipo de oferta costuma agradar bastante a clientela que tem a chance de adquirir mais produtos por um valor mais acessível e ainda contribui para o giro do estoque de algumas mercadorias. Resumindo, todos os envolvidos saem ganhando com esta ação simples e eficiente.
3. Crie um cartão fidelidade para os clientes
Para ser bem-sucedido no propósito de fidelizar clientes, é possível ainda que o lojista crie um cartão fidelidade que possa oferecer descontos exclusivos para as pessoas cadastradas.
Esta estratégia também é bastante fácil de ser aplicada e rende bons resultados, uma vez que os clientes que possuem o cartão passarão a dar preferência para a sua loja na hora de fazer suas compras. Quer dizer, excelente recurso para uma campanha de fidelização de clientes ter sucesso.
4. Ofereça descontos para as próximas compras
Uma boa tática para a sua campanha de fidelização de clientes é oferecer descontos para as próximas compras. Para funcionar é preciso sinalizar a promoção e treinar a equipe para reforçar esta informação junto aos clientes.
Essa medida super prática estimula os clientes a retornarem ao seu estabelecimento e contribui para que o fluxo de pessoas na loja seja sempre alto, o que aumenta as chances de vender mais.
Por fim, vale ressaltar que são inúmeras as vantagens das campanhas de fidelização de clientes bem-feita, tais como: aumentar as vendas, fortalecer a reputação da marca no mercado, sair na frente da concorrência, atrair e reter novos clientes.
Agora que você já sabe quais são as 4 dicas essenciais para você criar uma campanha de fidelização de clientes, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!