Para quem deseja fidelizar clientes é essencial ter estratégias de pós-venda, pois a comercialização de seu produto não se encerra na entrega da mercadoria. Assim, conquistar o consumidor atual fica mais barato do que buscar novos. Afinal, ele já conhece os seus diferenciais e a qualidade dos produtos ou serviços, não é mesmo?
Outro ponto relevante é saber quem são seus prospects, assim você conseguirá projetar as vendas baseado no comportamento de recompra deles. Logo, terá condições de desenvolver estratégias comerciais e de marketing conforme sua clientela.
Sendo assim, apresentaremos neste artigo algumas orientações para que possa atuar junto aos seus consumidores. Vamos lá saber quais são?
O que é pós-venda e qual o seu papel na fidelização de clientes?
O pós-venda é o relacionamento e as atividades depois que uma compra é concluída. Isso pode ocorrer através de um e-mail, telefone, uma carta para pesquisar se o cliente ficou satisfeito tanto com o atendimento quanto com a mercadoria que adquiriu.
Essas ações incentivam o aumento do faturamento, por outro lado, são poucos os empreendedores que dão a eles a devida importância. Quando o pós-venda é eficiente o cliente se apega a marca e procurará comprar dela sempre que precisar. Além disso, se tornará um embaixador da empresa indicando-a a mais pessoas.
Portanto, sua função é aproximar os compradores oferecendo a eles produtos de qualidade e de necessidade, bem como, desenvolver o vínculo emocional. Consequentemente, comprarão mais e aumentarão o ticket médio atraindo mais consumidores.
Quais são as dicas de estratégias de pós-venda para fidelizar seus clientes?
Conceito compreendido, agora veja nos itens abaixo 5 dicas de estratégias de pós-venda para fidelizar os usuários. Antes de mais nada, é primordial que conheça bem seu público, ouça o que eles precisam, pesquise o mercado e invista em inovação. Assim, confira nossas orientações!
1. Peça a opinião do cliente
Você, com certeza, já recebeu uma ligação ou e-mail de alguma pesquisa de satisfação. Além desses dois caminhos há outros para colher as opiniões dos consumidores. Em seu site ou blog é possível abrir um canal de comentários, deixar uma caixa no balcão de sua empresa para que eles deem sugestões, criar um chatbot na rede social para avaliação etc.
Neste quesito o importante é buscar o conceito deles quanto a empresa e seus produtos. Caso ela seja negativa encaminhe o estudo aos profissionais responsáveis para que encontrem melhorias e resolvam o problema. Inclusive, em casos negativos ofereça uma recompensa pelo inconveniente causado, mudando a visão dos consumidores.
2. Utilize um bom CRM
Há no mercado ferramentas como Customer Relationship Management (CRM) que trazem o histórico de compras dos clientes. Ele simplifica o gerenciamento e o relacionamento com os usuários, do primeiro contato até o último. Esses registros e as interações auxiliam na personalização das companhas, na criação de descontos, de produtos e outros bônus.
3. Mantenha contato
Para estreitar o relacionamento o contato precisa ser constante. Dessa maneira, invista em ferramentas de automação para enviar e-mails mais pessoais. Com isso, os cliente se sentirão especiais, ainda assine com seu nome e foto. Também, use os chatbots para atender os clientes nas redes sociais, faça ligações periódicas e demais formas de aproximação.
4. Tenha uma política de logística reversa
Junto ao pós-venda ofereça uma logística reversa para facilitar o retorno da mercadoria a empresa caso o cliente se arrependa da compra ou o produto deu defeito e precisar ser trocado. Essa atitude fortalece a imagem da organização e demonstra a responsabilidade social e com o meio ambiente. Você pode incluir frete gratuito do que será devolvido, caso haja uma nova compra.
5. Escute seu cliente com atenção
Saiba escutar o que seu consumidor quer dizer. Independentemente, se é crítica ou elogio compreenda suas expectativas. Por meio delas procure melhorar mesmo que elas sejam positivas. Se forem negativas, dê uma atenção maior ainda, para solucionar o problema.
É desejo de todo empresário que os clientes sempre retornem, dessa maneira, faça a sua parte atuando com essas 5 estratégias de pós-vendas, levando em consideração as possibilidades e limitações do negócio. No entanto, use a criatividade para fazer a diferença.
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