Você que é dono de loja de varejo deve estar sempre atento às principais técnicas de um atendimento personalizado e, principalmente, em como é possível utilizar essas estratégias para fidelizar clientes.
Na realidade, o atendimento personalizado tem como foco principal entregar uma solução sob medida para o cliente, o que aumenta a satisfação deles e traz uma série de benefícios para o negócio.
Pensando nisso, vamos explicar como você consegue implementar um atendimento personalizado na sua marca no dia a dia da loja. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Treine as pessoas para que elas sejam dedicadas ao atendimento
Para oferecer um atendimento personalizado que seja capaz de suprir as necessidades de seus clientes, antecipar desejos, resolver problemas e deixá-los encantados e satisfeitos com a experiência na sua loja é fundamental investir em treinamentos para sua equipe.
Os treinamentos devem ser constantes e sobre assuntos variados para não cansar e desmotivar a equipe de colaboradores. Além disso, na rotina da loja é muito importante ter alguém para supervisionar os atendimentos a fim de corrigir pequenas falhas que porventura venham a ocorrer e oferecer feedbacks pontuais.
Tenha um banco de dados com o histórico dos atendimentos do cliente
Outro aspecto imprescindível para um atendimento personalizado na loja é manter um banco de dados que tenha o histórico de compras dos clientes. Quanto mais detalhado for o banco de dados, melhor, pois mais informações estarão disponíveis para que os atendimentos possam, de fato, ser diferenciados.
Vale a pena manter registros sobre alguns dados pessoais dos clientes, tais como:
- data de aniversário;
- estado de civil;
- gostos e preferências;
- estilo de vida.
Pode parecer exagero, mas estes dados é que darão embasamento para o desenvolvimento de um atendimento mais próximo e amigável que transforme a experiência de seus clientes em algo leve e prazeroso.
Aposte em ações sazonais que façam sentido para o negócio do cliente final
Ainda usando as informações coletadas nos bancos de dados é possível definir algumas ações que possam atrair e interessar seus clientes.
Um exemplo disso é promover um curso na loja a respeito do uso de um determinado acessório de confeitaria que, segundo os registros, seus clientes estão tendo muita dificuldade para manusear.
Sem dúvida alguma, eles não só vão comparecer ao evento, como se sentirão amparados e bem atendidos por toda a equipe da sua loja, o que é um aspecto muito favorável para os seus negócios.
Crie promoções de acordo com os feedbacks dos clientes
Uma ação que costuma gerar bastante satisfação por parte dos clientes é quando o dono de um estabelecimento atende a alguma solicitação específica feita por eles.
Portanto, fique atento e não perca a oportunidade de deixar seus clientes radiantes com a atenção e suporte prestados pela sua loja. Procure sempre ouvir o que seus clientes têm a dizer e treine sua equipe para desenvolver esta mesma disposição.
Experimente adotar essas estratégias e veja, por experiência própria, como um atendimento personalizado vai contribuir de maneira significativa para a fidelização de clientes!
Agora que você já sabe como o atendimento personalizado contribui para a fidelização de clientes, continue a leitura e descubra como fazer gestão financeira em tempos de crise.