Um dos maiores desafios para quem vende por meio dos canais de comunicação como WhatsApp e outras redes sociais é saber como atender clientes online e encantá-los — de modo a otimizar a fidelização e aumentar o volume de vendas do negócio.
Mesmo para quem não dispõe de uma loja virtual, é possível criar estratégias e adotar técnicas de atendimento nesses canais. Dessa forma, você pode melhorar o desempenho e proporcionar uma experiência diferenciada.
Neste post, vamos explorar esse tipo de atendimento e contribuir com dicas para você aplicar em seu negócio. Continue lendo e saiba como sair à frente da concorrência!
Como funciona o atendimento online?
O comportamento do consumidor mudou já faz algum tempo. Hoje, ele prefere receber seus produtos em casa a ter que sair para fazer compras. As facilidades do atendimento online colaboraram para esse cenário.
Sem precisar se deslocar, o cliente tem acesso a diversos produtos de qualidade, o que economiza tempo e dinheiro. As vendas são realizadas, em diversos casos, por aplicativos de venda e entrega ou ferramentas de contato rápido, como o WhatsApp e outras redes sociais.
Os pedidos são efetuados e as entregas obedecem à ordem cronológica. Parece simples, mas para garantir a preferência dos clientes é fundamental adotar técnicas de atendimento online que priorizem a personalização e a qualidade.
O que fazer para melhorar o atendimento online e encantar seus clientes?
O atendimento online é distanciado, por isso requer mais cuidado para compreender as necessidades e os desejos do consumidor. Ele só se tornará um cliente fidelizado caso se sinta confortável e satisfeito com o atendimento.
Como atender clientes online e transformar o atendimento em uma experiência agradável? Trouxemos algumas dicas que podem ajudar a criar uma forma de atendimento personalizada, para levar o cliente a comprar na sua empresa mais vezes.
Escolha a linguagem adequada para seus clientes
Estabelecer um diálogo claro e gentil com o cliente, em um tom agradável e adequado, só traz benefícios. Mesmo em uma leitura, é possível sentir a forma de abordagem pelas palavras utilizadas e a presteza em atender corretamente — treine a equipe para realizar um atendimento de excelência.
Atente ao tempo de resposta de cada plataforma
Demorar a responder é causar um sentimento imediato de frustração no cliente. A preferência pela compra online se dá, muitas vezes, com o objetivo de eliminar o tempo perdido em deslocamento e filas — mesmo que seja para solicitar um momento de espera, responda rápido.
Registre as informações para ter histórico
A personalização do atendimento é um dos pontos altos de encantamento e da fidelização. Embora a qualidade e o preço influenciem a compra, ter um histórico do cliente pode colaborar para o acesso rápido e a agilidade do atendimento.
Informações como contato, endereço e últimos pedidos são importantes para criar o perfil do consumidor e facilitar as vendas nos próximos atendimentos. Assim, ele pode se tornar assíduo por não ter que repetir os mesmos dados a cada compra.
Tenha objetividade na hora de responder
Não faça rodeios, pois o cliente do outro lado precisa de um atendimento objetivo e transparente. Se não tiver um determinado produto, por exemplo, seja breve na resposta — caso tenha sugestões de substituição, transmita a mensagem com clareza.
Há sempre dúvidas de como atender clientes online, pois o ritmo de trabalho e a forma de comunicação são diferentes do formato presencial. Considerando os feedbacks recebidos, filtre, analise e utilize as sugestões a favor do seu negócio, para melhorar cada vez mais o atendimento e aumentar a fidelização.
Gostou do post? Aproveitando que falamos sobre o atendimento para encantar e fidelizar o cliente, saiba também como desenvolver um bom marketing para confeitaria e assegurar uma melhor performance de vendas ao seu negócio!