Independentemente da área de atuação, parece que todos os profissionais se fazem a mesma pergunta: como aumentar minha produtividade? Tal questionamento não é por acaso, afinal, quanto maior a produção, maior é a chance de vender — e, consequentemente, de lucrar.
Quem é confeiteiro e trabalha com a produção de doces, por exemplo, sabe que o custo-benefício desse tipo de produto é bastante interessante e que, muitas vezes, eles são comercializados em grandes quantidades. Diariamente, é preciso produzir um número considerável, além das encomendas, que podem ser feitas no cento ou em volumes igualmente elevados.
Mas tão importante quanto a quantidade é a qualidade. E esse é o objetivo do aumento da produtividade: conseguir produzir mais, sem perder a excelência já reconhecida e, até mesmo, a padronização.
Parece uma conta difícil, mas temos algumas dicas que podem ajudar você sobre como aumentar sua produtividade. Acompanhe!
Faça um planejamento no dia anterior
Você já deve saber a média de doces que precisa preparar diariamente, caso tenha uma loja. Se trabalha apenas com encomendas, também tem, com antecedência, a quantidade do que precisa ser produzido a cada dia.
Ao final do expediente, separe alguns minutos para avaliar a agenda de produção do próximo dia e se organize de acordo com ela: será preciso fazer compras? Qual são os horários das entregas? A que horas preciso começar cada produção?
Organize o ambiente
Organizar o ambiente com antecedência também é fundamental para não perder um tempo precioso durante os preparos. Por isso, uma boa ideia é finalizar o seu dia deixando tudo em ordem. Assim, a sua bancada, os utensílios e os ingredientes já estarão à mão logo no início do trabalho.
Além disso, crie o hábito de preparar e limpar ao mesmo tempo. Dessa forma você vai ter um posto de trabalho organizado e higienizado, sem perder muito tempo para limpar tudo depois.
Tenha os equipamentos e a tecnologia adequados
Um fator crucial para manter a qualidade de seus produtos enquanto aumenta a produtividade é contar com os “ajudantes” certos. Hoje em dia, existem muitos utensílios de cozinha que ajudam os confeiteiros nos mais diversos preparos — desde a mistura dos ingredientes até o momento da embalagem.
Quanto mais reduzido for o processo manual e mais a tecnologia puder atuar, melhor. Assim, além de garantir uma padronização certeira, você conseguirá agilizar o seu fluxo de trabalho e elevar a produção. E lembre-se: fazer esses investimentos podem ter um custo agora, mas, certamente, os equipamentos vão se pagar em um curto espaço de tempo.
Conte com as parcerias certas
A qualidade da matéria-prima e dos utensílios que são utilizados vão influenciar diretamente na produtividade. Por isso, contar com os melhores fornecedores do mercado vai ajudar a otimizar sua produção de doces.
Busque por empresas que ofereçam uma ampla variedade de produtos e com quem você pode contar, considerando os prazos de entrega e os preços competitivos — afinal, pouco vai adiantar melhorar a produtividade se isso tiver um alto custo, não é mesmo?
Como aumentar minha produtividade? Cabe a cada empresário responder a essa questão particular, percebendo as suas necessidades, aptidões e pontos que precisa melhorar. Buscamos, neste texto, apresentar algumas ideais práticas que vão otimizar seu processo sem prejudicar a qualidade e a padronização das suas produções de doces.
Esperamos ter ajudado! Para saber mais sobre o mercado da confeitaria, ingredientes, utensílios e como se aprimorar cada vez mais nessa deliciosa profissão, confira nosso guia completo desse doce mercado!