Os últimos meses do ano são sempre promissores para a venda de produtos e serviços dos mais variados tipos. Os consumidores, geralmente, têm mais poder aquisitivo por causa do 13° salário e, ao mesmo tempo, estão dispostos a gastar, seja para descansar, presentear ou celebrar os dias festivos ao lado da família e dos amigos.
Esses dois últimos fatores, inclusive, influenciam diretamente as vendas no final do ano de uma confeitaria. Afinal, muitos produtos podem ser interessantes aos consumidores, como panetones especiais e personalizados, doces para presentear e sobremesas.
Você já sabe de todo esse potencial, mas ainda não tem boas estratégias para se preparar para o aumento das vendas? Então, acompanhe o nosso texto com 4 dicas!
1. Contrate funcionários temporários
O bom atendimento é um diferencial indispensável em qualquer época do ano e como durante as semanas que antecedem o Natal costumam atrair mais clientes, é preciso que todos sejam atendidos com a mesma qualidade de sempre.
Se você ainda não se convenceu sobre a importância de contratar mais colaboradores no fim do ano, imagine-se no lugar do comprador: você chega no local para comprar ou realiza contato em uma rede social, mas está com pressa (afinal, todos nós estamos hoje em dia) e ninguém o atende ou responde. O que você faz? Vai para a concorrência e não volta mais.
2. Invista em treinamento
Mas não basta apenas aumentar o time se não apostar em um treinamento especial para essa época do ano. Os atendentes precisam estar preparados para ajudar a solucionar os problemas dos consumidores, indicando os melhores produtos e também outras opções.
No caso de uma confeitaria, um cliente pode estar a procura de um presente para a mãe. Nesse caso, um atendente bem treinado auxiliará a encontrar o produto que vai satisfazer esse consumidor, além de oferecer outros itens para presentear os demais familiares.
Ou seja, uma equipe preparada vai garantir não apenas a satisfação e fidelização da clientela, como também aumentar o ticket médio.
3. Ofereça diferentes formas de pagamento
Se você se planejou bem e estudou o seu mercado, certamente vai oferecer aos consumidores produtos com valores diferentes — afinal, há pessoas em busca de itens mais especiais e outras querendo lembrancinhas com preços menores.
Da mesma forma, existem clientes com a pretensão de efetuar o pagamento de diversas formas. Para não perder nenhuma venda, esteja pronto para todas elas.
E em tempos de vendas por meio do WhatsApp e redes sociais, lembre-se de apostar em plataformas e aplicativos seguros, já que qualquer erro envolvendo o dinheiro do cliente pode ser fatal.
4. Faça um controle de estoque baseado em dados
O primeiro pensamento para se preparar para um momento de aumento nas vendas é manter o estoque elevado, mas essa atitude requer muito cuidado.
Isso porque, um estoque encalhado significa fluxo de caixa retido. E quando o negócio é uma confeitaria, muito desse estoque pode ser perecível, ou seja, prejuízo.
Por isso, faça o seu controle com base em dados reais, pesquisas de mercado e, se possível, um software. Atualmente, existem várias ferramentas de gestão específicas para o setor que vão ajudar nesse controle de estoque e em vários outros processos durante todo o ano.
Ter sucesso com as vendas no final de ano dependem de planejamento, estratégias (como as que acabamos de contar) e, claro, criatividade no mix de produtos. Se você ainda está em dúvida sobre o que preparar para surpreender os seus clientes, que tal considerar panetones no pote, latinhas com biscoitinhos ou brigadeiros temáticos, naked panetones e algumas opções sem lactose, glúten ou açúcar.
Esperamos ter ajudado você a se preparar para as vendas no final de ano. Se a sua produção ainda não está pronta, conheça agora 5 itens que não podem faltar no seu kit de confeitaria.