Com a facilitação do acesso à internet as lojas físicas começaram a competir também com as virtuais. Dessa forma, viram a necessidade de ampliarem as estratégias de marketing de varejo para entenderem melhor os desejos dos consumidores.
Afinal, o mercado vem sofrendo mudanças nos relacionamentos com os clientes sobre a maneira de oferecer produtos e serviços. Logo, fatores como idade, renda e valores influenciam na aquisição da mercadoria. Diante disso, mostraremos como ele auxilia na consolidação da marca. Confira no post a seguir!
Entenda a definição de marketing de varejo e como ele funciona
Inicialmente, saiba que o marketing de varejo não está relacionado à publicidade dirigida, mas, sim, a um conjunto de ações e práticas articuladas que juntas garantem o fluxo de consumidores na loja, a conversão em vendas e a construção do relacionamento com os clientes para eles voltarem sempre.
Afinal, ele visa atrair clientes, diferenciar o estabelecimento perante à concorrência e se posicionar no mercado. Assim, utiliza-se dos princípios de produto, preço, praça e promoção. Veja!
Produto
Nesse quesito estão os mix de produtos que o estabelecimento oferece e que proporciona uma personalidade própria. Logo, é necessário decidir o número de linhas de mercadorias e de itens por linha. Com essa amplitude seu cliente pode encontrar o que precisa, já que tem produtos personalizados.
Preço
No quesito preço está englobado não somente o valor individual, mas a política adotada pelo negócio. Esse é um fator de compra decisivo para boa parte dos clientes e sempre deve ser considerado com muita cautela.
Ponto
A localização é um fator essencial para o sucesso da empresa. Dessa maneira, analise a macro e a micro localização em que está inserida. Isso ajudará a definir o público e o volume de potenciais clientes da operação.
Outro detalhe está na apresentação da loja como a decoração, layout, uso de músicas, tudo que favoreça um local confortável aos usuários. Além disso, é preciso divulgar o negócio com propagandas, concursos e promoções. Visto que, mais do que a venda, é importante promover uma experiência marcante aos clientes para retornarem.
Saiba por que o marketing de varejo é tão importante para estabelecer sua marca
Agora que você compreendeu o que é marketing de varejo e seu funcionamento, descubra por que ele é tão relevante para seu negócio.
Auxilia na análise da concorrência
Ao saber os pontos fracos e fortes do seu negócio, você conseguirá identificá-los na concorrência para avaliar o futuro dela e o seu— sempre a partir da tecnologia como a business intelligence para fazer os levantamentos de dados. Consequentemente, você terá condições melhores para tomar decisões mais acertadas e lucrativas, conseguirá criar promoções direcionadas e terá estoque dos produtos com maiores saídas.
Manutenção de uma imagem forte junto aos consumidores
Já pensou em como seu público enxerga sua marca? Essa resposta é importante, pois nenhuma empresa quer ter uma imagem ruim. Por isso, invista em boas estratégias de marketing de varejo para fortalecer sua empresa junto aos clientes e à comunidade que está inserida.
Aumento da percepção de valor
Os consumidores terão a percepção de valor da marca à medida que sua atuação na região for marcante. Dessa maneira, você conseguirá comercializar e divulgar ideias que também fazem sentido a outras pessoas. Na verdade, o branding está inserido nesse processo.
Antecipação de decisões
As ações de marketing de varejo afetam diretamente as emoções dos consumidores, logo estimulam eles a comprarem mesmo por impulso.
Todos os elementos da publicidade, como embalagens, comunicação visual, ponto de venda e demais aspectos são fundamentais para ajudar na decisão de compra e devem ser cuidadosamente selecionados.
Redução da saída dos clientes
Identifique os sinais que fazem os clientes a cancelarem serviços ou devolverem produtos. Assim, você encontrará caminhos para evitar a perda de clientes, uma dica é o uso do big data que mostrará os processos até a compra. Inclusive, ele ajuda a antecipar tendências e a melhorar o relacionamento com o público.
Portanto, para começar a colocar em prática as ações de marketing de varejo, utilize táticas como o e-mail marketing, programa de fidelidade, redes sociais, campanhas sazonais, promoções etc. Não se esqueça, é claro, de contar com produtos de alta qualidade e proporcione um atendimento excepcional para seu público.
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