O que você quer que a pessoas pensem em relação ao seu negócio? Que emoções pretende passar? Tudo isso tem relação com a construção de uma marca, ou seja, uma identificação clara relacionada aos seus produtos.
Essa identificação é fundamental para conectar os consumidores com o que você oferece, gerar identificação e proporcionar a melhor experiência. Mas, você sabe como criar sua marca?
Sabemos como isso é fundamental para o sucesso e gerenciamento do seu negócio. Por isso, criamos este mini-guia com as recomendações básicas e esperamos que ajude!
Escolha do nome
Depois que você já tem em mente qual nicho pretende atuar dentro do ramo de confeitaria, o primeiro passo na construção de uma marca é pensar no nome. Ele remete a toda identificação que as pessoas terão sobre o que você faz num primeiro momento.
Para isso, você pode utilizar nomes dos quais você já se identifica, como o seu sobrenome e coisas semelhantes, ou deixar sua imaginação fluir. É interessante pesquisar a concorrência para se aprofundar nas tendências atuais e escolher termos que descrevam com clareza qual resultado você pretende entregar ao público.
Registro da marca
Imagine a seguinte situação: você escolhe um nome ótimo e investe em materiais de divulgação quando, de repente, descobre que esse nome já está sendo utilizado por outra empresa. Pensa no prejuízo e na frustração que isso pode causar.
É por isso que o registro também é um passo importante ao pensar na criação da marca. Considerando as diretrizes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a marca está relacionada a relação dos seus produtos de confeitaria com o nome do seu negócio.
Então, faça o registro no site do INPI o quanto antes para evitar quaisquer problemas jurídicos.
Declaração de posicionamento
Como seu negócio se diferencia da concorrência? O que o cliente ganha ao adquirir um produto seu? Qual será sua promessa de valor? Saiba que tudo isso está relacionado ao posicionamento ao pensar em como criar uma marca.
Você não está criando apenas um nome comercial, mas, principalmente, uma história por trás desse nome. Então, comece pensando em como você quer que a sua marca seja reconhecida e fidelizada pelos consumidores. Por fim, defina o público ao qual seus produtos serão destinados e crie um posicionamento claro para eles.
Já dizia Simon Sinek, no livro “Encontre seu porquê”:
As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.
Criação da identidade visual
Agora que você já definiu os elementos básicos ao criar uma marca, é hora de pensar na identidade visual, que são os componentes gráficos e visuais que representarão a personalidade e posicionamento do negócio.
Você pode começar definindo a logo, ou seja, o símbolo que será utilizado como uma espécie de assinatura dos seus conteúdos impressos e digitais, como site, cartões e até na embalagens dos seus produtos. Para isso, escolha fontes, cores e estilos que tenham harmonia com as características da sua marca.
Confira alguns sites que podem ajudar a criar uma logo, ainda que você entenda pouco (ou quase nada) de design:
- Canvas;
- Criar banner;
- Logaster;
- Logo Creator;
- entre outros.
Além dos princípios de como criar uma marca, também é fundamental pensar na qualidade dos produtos. Afinal, tudo isso interfere na textura, no aroma, no sabor e na entrega dos seus doces. Mas, a boa notícia é que, aqui na Mago, este também é o nosso compromisso e temos um portfólio rico para ajudar com seu negócio de confeitaria.
O que você está precisando neste momento? Fale conosco que teremos o maior prazer em lhe ajudar!