Existem algumas épocas do ano que são propícias para aumentar as vendas de determinados produtos, as chamadas vendas sazonais.
Mas para que o empreendedor realmente tenha sucesso nesses momentos é fundamental um bom planejamento, a compreensão do seu calendário e também do mercado, afinal, apostar sem esses conhecimentos pode gerar muito desperdício — de tempo e de dinheiro.
Para ajudar você a aproveitar esses períodos para vender mais, criamos este conteúdo. Acompanhe, anote e prepare-se para os excelentes resultados!
Faça um planejamento cuidadoso
Planejar-se para as vendas sazonais é o primeiro e mais fundamental passo desse objetivo. Por isso, dedique um tempo a conhecer as oportunidades para os produtos que você vende.
Se trabalha com a produção de bolos e doces datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados são ótimos momentos para apostar em bombons e produtos diferenciados em formato de coração ou flores, por exemplo.
Já a Páscoa é perfeita para quem trabalha com chocolate e o Natal traz oportunidades incríveis de venda de panetones e presentes dos mais diversos estilos.
Prepare o seu estoque
Agora que você já sabe quando será a oportunidade de vender mais é preciso preparar-se com o máximo de antecedência possível.
Dentro dos exemplos que citamos, suponhamos que a Páscoa é o melhor momento para o seu negócio. Portanto, meses antes comece a pensar nos produtos que vai oferecer e do que vai precisar, como matéria-prima e embalagem. O que for possível, já compre. Também vale a pena fazer pesquisas constantes para aproveitar preços e promoções.
Esteja alinhado com os fornecedores
Ter uma boa relação com os seus fornecedores ajuda bastante para conseguir esses preços e condições de pagamento especiais, bem como receber primeiro as novidades do mercado.
Além disso, é importante estar alinhado com eles para que você possa ser “socorrido” no caso de uma emergência ou ruptura de estoque, por exemplo.
Aposte na personalização
Não se esqueça de que os seus concorrentes também querem tirar proveito das vendas sazonais. Isso significa que você não vai ser o único do seu mercado a produzir insumos.
Por isso, busque inspirações e faça cursos para oferecer produtos personalizados e diferenciados — seja nas matérias primas utilizadas, na combinação de sabor, no formato, no preço etc.
Uma boa estratégia, ainda seguindo o exemplo da Páscoa, é apostar nos clássicos ovos e ovos de colher, mas também inovar nos produtos com chocolate, como bolos no palito, bombons e até mesmo uma lembrancinha com um baixo preço, a fim de atrair e fidelizar vários consumidores diferentes.
Não se esqueça do marketing
A sua empresa está preparada para as vendas sazonais! Agora, os seus clientes precisam saber disso. Felizmente, hoje em dia, não é preciso um grande investimento em publicidade para que uma empresa seja vista.
Faça um bom trabalho de divulgação nas redes sociais, entre os seus contatos de clientes no WhatsApp Business, nos aplicativos de comida e dê o seu melhor na interação com os compradores — o que é tão importante, que será discutido no próximo tópico.
Capriche no atendimento
Como dissemos, a concorrência acirrada exige diferenciais para que a sua marca se destaque e conquiste os clientes. Além dos produtos diferenciados e personalizados e variadas faixas de preço, capriche no atendimento.
Seja na loja física ou nas redes sociais, dedique atenção, esclareça dúvidas, sugira opções (caso o cliente esteja em dúvida em relação ao sabor, ao produto ou ao preço, por exemplo) e não descanse até ter certeza de que ele ficou satisfeito.
Em relação às redes sociais, o cuidado deve ser redobrado: responda o mais rápido possível, sempre com atenção, cordialidade e escolha bem as palavras. Também dê informações completas sobre tamanhos e preços, para que o cliente não se sinta prejudicado ao receber o produto em mãos.
As vendas sazonais são uma ótima oportunidade de aquecer as vendas e até mesmo garantir uma renda extra para o fluxo de caixa dos próximos meses. Aposte nas nossas dicas para se sair bem e ainda conquistar novos consumidores!
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como melhorar o seu atendimento? Então, veja como o atendimento personalizado pode ajudar na fidelização dos clientes.