Em busca de maneiras de estreitar o relacionamento com o seu público, muitas empresas estão investindo em estratégias de marketing com ações promocionais para PDV. O foco desse marketing promocional é otimizar a percepção que os consumidores têm de uma marca, serviço ou produto, com a utilização de estratégias de fidelização, atração e experiência.
O resultado prático de uma boa aplicação desse tipo de ação no PDV, além do reforço da imagem da marca, é o aumento das vendas, além da atração e retenção de novos clientes. Para ajudar nessa estratégia, neste post trazemos 3 formas de implementar o marketing promocional em seu estabelecimento. Confira!
1. Amostras gratuitas
A utilização das amostras gratuitas é uma das técnicas mais eficazes para fidelizar o público atual e atrair novos. É uma forma de quebrar a barreira que o cliente tem, ao ver o valor de um produto e achar caro, e sequer experimentar para saber se vale apenas pagar pela qualidade. Ao provar, ele pode tomar a decisão com propriedade, comprovando as vantagens oferecidas.
A localização dessa ação também é parte da estratégia, pois é importante que essa degustação seja realizada em local próximo às gôndolas em que o produto estiver armazenado, para facilitar a decisão de compra.
2. Sorteios e promoções
Outra maneira de atrair novos clientes e fidelizar os atuais é por meio de sorteio e promoções. Você pode fazer um sorteio, por exemplo, para divulgar um produto novo, que não tem muita saída, ou outro que tenha potencial de conquistar novos clientes. Para a divulgação, além das ações no próprio PDV, utilize as redes sociais — o Instagram é uma excelente ferramenta para isso.
Esse tipo de técnica gera expectativa do público, que irá comentar com as pessoas próximas, que talvez nunca ouviram falar de sua marca. O fluxo de visitas ao seu site ou páginas nas redes sociais tende a aumentar e, para atrair público ao seu PDV, você pode vincular a participação no sorteio à compra de algum produto na loja. Por exemplo: na compra de um produto “X” de menor valor, o cliente ganha a chance de concorrer ao produto “Y”, de valor maior.
3. Realize ações em datas especiais
O ramo da confeitaria é um dos mais propícios para a criação de produtos temáticos, que se relacionam com datas especiais, como: páscoa, dia das crianças, dia das mães, dia dos pais, Natal, entre outras. Essas comemorações podem ser utilizadas para a criação de produtos especiais e limitados, que, com uma boa divulgação, poderão atrair público para o seu PDV.
O foco é aproveitar o momento comemorativo para que as pessoas possam conhecer o seu PDV e, além dos produtos específicos para a data, possam se familiarizar com os outros itens e se tornarem clientes recorrentes. Além disso, a sua marca, ao criar campanhas criativas em datas marcantes, passará a ser comentada e lembrada pelos consumidores.
Como vimos, as ações promocionais para PDV podem ser feitas a partir de mudanças simples, com criatividade e análise — monitore os resultados e veja se após a campanha, os números de vendas e visitas da loja aumentaram.
Um ponto de grande importância para a criação de ações de sucesso é a qualidade dos produtos utilizados, pois, ao atrair clientes novos, você precisará ser certeiro, para que ele volte. No ramo da confeitaria, escolha bons fornecedores, como a Mago, que tem todos os materiais necessários para tornar as suas ações promocionais no ramo da confeitaria, ainda mais efetivas.
Gostou das nossas dicas? Quer saber como ter acesso aos melhores produtos para a confeitaria? Visite o nosso site e conheça os nossos diferenciais.