Você que é dono de loja varejista, sabe da necessidade de estar sempre atualizado com as tendências do setor, não é? Nesse sentido, você já parou para pensar na importância de investir em técnicas de merchandising no PDV?
Caso esse assunto ainda não faça parte de sua estratégia de negócios, saiba que em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores exigentes, esse investimento pode ser justamente o diferencial que está faltando para os seus resultados serem mais positivos!
Sendo assim, pensando em ajudá-lo a ficar por dentro das melhores técnicas de merchandising no PDV, listamos algumas dicas para você adotar em sua loja! Confira!
Explore as ações sensoriais
As ações sensoriais são aquelas que despertam e estimulam nossos sentidos — olfato, visão, audição, paladar e tato. Quando bem empregadas no PDV, elas contribuem para o aumento das vendas.
Na prática, funciona da seguinte maneira: o profissional responsável pela organização do PDV precisa saber exatamente qual sentido deverá ser explorado para incentivar a compra de determinado produto.
Dessa maneira, um chocolate, por exemplo, tende a ser mais facilmente consumido se a visão, o olfato e o paladar forem estimulados adequadamente — por meio de sinalização, aromatização e até amostras para degustação.
Ofereça um atendimento exclusivo
Um atendimento de excelência, com um profissional devidamente preparado para recepcionar, auxiliar e esclarecer dúvidas, com toda certeza contribui de maneira positiva para bons resultados nas vendas.
Atender bem é uma arte, afinal o cliente precisa ter espaço para se movimentar livremente, sem se sentir sufocado ou vigiado. Entretanto, deve também saber que pode contar com o apoio dos funcionários da loja, caso ele necessite de algo.
Logo, investir em treinamentos de capacitação para os colaboradores da loja, de maneira que eles superem as expectativas do público, é uma estratégia não só para aumentar as vendas, mas, sobretudo para fidelizar a clientela.
Invista na variação de layouts
O PDV precisa ser atrativo e convidativo para os clientes da loja, pois, muitas vezes, são os layouts interessantes que atraem o olhar de quem está passando, convertendo em venda ali mesmo, sem nenhum outro recurso extra.
Uma ideia é variar nos tamanhos, nas cores e nos relevos, a fim de oferecer para o PDV um movimento e um dinamismo que incentivam as compras, aumentam o tempo do cliente dentro da loja e estimulam os sentidos — fazendo com que eles se sintam confortáveis no ambiente.
Ainda no que se refere à apresentação do PDV, é altamente indicado estar atento à exposição correta dos preços e dos nomes dos produtos, assim como nunca deixar o espaço ficar com poucas mercadorias ou com itens misturados e bagunçados. Isso porque essas situações afastam os consumidores e prejudicam as vendas.
Aplique o cross-merchandising no PDV
Cross-merchandising nada mais é do que incentivar o consumo por meio de uma estratégia de exposição associativa de produtos, por exemplo, deixar as espátulas para temperagem em um demonstrador próximo das barras de chocolate. Além disso, colocar ao lado as formas de acrílico para ovo de Páscoa.
Essa técnica não apenas incentiva o consumo, como efetivamente ajuda o cliente a se lembrar dos itens que ele precisa levar. Esse lembrete proporciona uma boa experiência de compra na sua loja e, por consequência, ele voltará mais vezes para fazer suas aquisições.
Os produtos da Mago, por exemplo, podem ser colocados no PDV ao lado das formas de bolo e das forminhas de cupcake, de uma forma estratégica para incentivar as compras e auxiliar os clientes, como já dissemos. Essa é mais uma técnica de merchandising no PDV.
Agora que você já sabe quais são as melhores técnicas de merchandising no PDV, entre em contato com a Mago e conte conosco para aumentar suas vendas!