Manter uma confeitaria não é tão simples quanto parece, mas é possível conduzir o negócio de forma que ele cresça. Uma boa gestão e conhecimento de diferentes processos são necessários para tomada de decisões estratégicas que ajudem na expansão da empresa.
Aumentar a receita é algo que todos queremos. Um maior faturamento pode ser atingido pela aplicação de soluções-chave. Confira 7 dicas de como vender mais e fazer sua confeitaria crescer.
1. Produza fotos de qualidade dos produtos
Imagens valem muito mais que palavras, certo? Investir na produção de fotos de qualidade é crucial para atrair mais clientes. Aproximadamente 80% das informações que captamos são visuais, então, sem sombra de dúvidas, uma imagem bem-feita vai ser o gancho para realizar a venda.
Além disso, uma foto bem feita pode despertar o desejo de consumo que nem estava latente no momento. Entender informações sobre composição, luz e técnicas fotográficas pode ajudar a desenvolver imagens de qualidade.
2. Faça descrições detalhadas
Imagens são extremamente importantes, mas não podemos esquecer da descrição do produto. Saber maiores detalhes sobre o item que estamos adquirindo traz maior confiança na escolha e é uma oportunidade de a confeitaria mostrar que tipos de ingredientes ou técnicas agregam valor ao produto.
Vale lembrar que, em questão de saúde, descrições detalhadas podem evitar problemas com clientes que tenham certos tipos de alergia.
3. Desenvolva uma categorização
A melhor forma de organizar produtos é utilizar o sistema de divisão por categorias. Na visão do cliente, é muito mais prático e fácil procurar pelo produto preferido, sem ficar perdido em um catálogo com uma infinidade de opções.
Agrupe os produtos por categorias como bolos, pavês, bombons, etc. e, dentro de cada categoria, apresente as opções de sabores. Organização é chave.
4. Faça uma boa divulgação
Naturalmente, não adianta trabalhar as dicas anteriores se ninguém vê o que está sendo ofertado. Uma boa divulgação, além de imagens e produtos de qualidade, estimula a visibilidade e traz novos clientes. Observe onde seu público está e quais são os melhores canais de divulgação.
5. Tenha plano de marketing
Marketing é essencial, mas é preciso ser feito da forma correta. Com o desenvolvimento da área, surgiu uma variedade de estratégias que almejam finalidades diferentes.
A escolha da estratégia inadequada pode representar gastos adicionais sem o resultado desejado. Traçar um plano de marketing que esteja alinhado às necessidades, metas da empresa e tipo de cliente da confeitaria é necessário para vender mais.
6. Estabeleça parceria nas redes sociais
Redes sociais são extremamente necessárias para ofertar um produto. Hoje em dia, existe muita concorrência, principalmente, no ramo de confeitaria. Por isso, estar visível e disponível para o cliente a apenas um clique é crucial para manter uma presença constante.
Vale, também, lembrar que relações a partir de parcerias, tanto com influencers quanto com outras empresas, podem impulsionar vendas devido ao alcance ampliado.
7. Trabalhe a fidelização do cliente
Por quais razões um cliente volta a comprar na mesma empresa? Qualidade do produto, atendimento e exclusividade são alguns fatores. Qual é o seu diferencial que faz com que a pessoa queira voltar? Trabalhar a fidelização por meio de promoções, cartões de fidelização e bom tratamento podem significar muito para a empresa.
Além de todas essas dicas, é claro que não podemos nos esquecer de um ponto importante: domine a sua área de atuação. Conhecer seu produto e se aprofundar na confeitaria são os itens mais importantes para consolidar sua empresa no mercado.
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