O mercado permite hoje mais facilidade a quem está começando a empreender na hora de montar um novo negócio. Quem trabalha no varejo sabe como é a concorrência, principalmente, que é fundamental se destacar dela para conquistar a fidelidade de seus clientes e ganhar espaço no setor. Pensando nisso, é importante investir tempo para conhecer e implementar ferramentas digitais para administrar lojas.
Com ações como essa, a equipe trabalha de modo mais produtivo e passa a ter mais tempo disponível para investi-lo em melhorias que deem a empresa uma postura disruptiva, em um mercado que privilegia sempre aqueles que estão um passo à frente.
Quer saber quais ferramentas podem ajudar seu negócio a dar esse passo? Conheça 5 delas a seguir!
1. Google Meu Negócio
Pelo Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita, os clientes têm mais facilidade de encontrar a sua loja, já que ela fica indexada à busca orgânica da plataforma e permite que você adicione todas as informações necessárias a respeito do estabelecimento, para que os consumidores entendam que é um local confiável e para que se sintam à vontade para entrar em contato.
Dá para incluir fotos, textos explicativos e links, além de colocar sua empresa no Google Maps. Além disso, a ferramenta oferece acesso às estatísticas de forma gratuita, permitindo que você saiba quantas vezes seu perfil foi visualizado e, portanto, quanto impacto tem causado.
2. Meu Dinheiro Web
Tem um pequeno negócio e quer melhorar a gestão financeira de sua loja? O Meu Dinheiro Web é uma ferramenta que pode ajudar. Fácil de se utilizar, ela permite que você controle fluxo de caixa, contas a pagar e receber, metas orçamentárias, emissão de recibos, cadastros de clientes, fornecedores e muito mais!
Esses indicadores, afinal, são imprescindíveis para a saúde financeira e para que você gerencie seu negócio.
3. Google Analytics
Sua loja trabalha com um site institucional ou e-commerce para atender clientes online? Então, está na hora de começar a usar o Google Analytics, reconhecida como uma das ferramentas de maior autoridade no meio há anos, ela permite que você visualize todo o fluxo e mapeie o comportamento de seu consumidor no site. Dá para saber o tempo que ele permanece no link, quais páginas visualiza, em quais produtos têm mais interesse, onde ocorre a aquisição — e muito mais!
Não é à-toa que o Analytics também é bastante empregado no meio de quem trabalha com marketing digital, já que permite uma visão macro do negócio.
4. Microsoft Teams
Ainda pensando em ferramentas digitais para administrar lojas, o Microsoft Teams é uma boa alternativa para conectar equipes que, em tempos de pandemia, passam a ter contato exclusiva ou parcialmente remoto.
Por ela, dá para agendar e realizar videoconferências, além de disponibilizar chats mais rápidos, nos quais também podem ser anexados documentos e todo tipo de material que faça a diferença para o seu negócio.
Os dados ficam disponíveis na nuvem e a equipe se torna mais colaborativa, analisando todas as melhorias que podem ser efetuadas em nome da saúde da empresa, independentemente de seu porte.
5. SurveyMonkey
Precisa entender melhor a opinião de seus clientes e não sabe por onde começar? Reúna as questões e procure colocá-las na SurveyMonkey, uma ferramenta que facilita a criação de questionários e permite que você os compartilhe com os usuários para saber de quais formas pode melhorar a experiência de seu público-alvo com a loja.
Essas são algumas dicas que podem ajudar seu negócio a ter uma gestão mais organizada e focada em resultados. Para que funcionem, é importante que toda a equipe esteja instruída e adaptada ao seu uso. Ao escolher as melhores ferramentas digitais para administrar lojas, adaptadas à sua realidade, seu negócio só tem a ganhar!
Gostou de nossas dicas? Então, continue a nos acompanhar e siga a Mago Indústria no Instagram e no Facebook.