Qual é a importância e como gerenciar o seu portfólio de produtos?

Porque é importante apostar na gestão de um portfólio de produtos

Como fazer esse processo

Conheça o mercado e a relevância dos seus produtos

  • ponto de interrogação: são os itens que estão com as vendas em crescimento, mas que ainda não atingiram os números desejados, uma nova torta de nozes, por exemplo, que está sendo um sucesso desde o seu lançamento, mas que ainda não atendeu às suas expectativas de venda;
  • estrela: são aqueles produtos que já são os queridinhos do público, os carros-chefes usados como publicidade e que ainda seguem crescendo, como aquele brigadeiro que só a sua confeitaria tem;
  • vaca leiteira: são os produtos que ainda vendem bastante, mas não como antes, estando estáveis ou negativos, pode ser aquele bolo de morango que fez muito sucesso (era uma estrela), mas que está apresentando números piores nos últimos meses;
  • cachorro (ou abacaxi): são aqueles itens que estão parados, gerando poucas vendas e até mesmo prejuízo.

Mantenha o portfólio diversificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *