Desde o início de 2020, o mundo tem se mobilizado para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, apesar das medidas rígidas de higiene e isolamento aconselhadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo governo de diversos países, a luta permanece forte.
Diante da necessidade de distanciamento social, muitas empresas e pequenos negócios tiveram que pausar ou diminuir suas atividades presenciais. Porém, para muitos, é impossível parar totalmente, visto que esse é o principal meio de sustento deles.
A saída é, então, se ajustar a essa realidade. Não sabe como? Descubra, com a leitura desse artigo, qual é a relação entre coronavírus e pequenos negócios e o que fazer para continuar a vender e conseguir amenizar os impactos!
Adote novas formas de venda
Nesse momento, é preciso considerar formas de não apenas combater o novo coronavírus, mas também de ajudar pequenos negócios a sobreviverem. Dessa maneira, adotar meios diferentes de venda pode ser uma excelente saída.
A venda online, por exemplo, pode ser feita por meio de aplicativos ou de pedidos feitos em sites ou redes sociais. Assim, há a oportunidade tanto de fidelizar seus clientes usuais quanto de atrair novos interessados no seu trabalho.
Estreite os relacionamentos
A internet poderá ser usada para estreitar o relacionamento com seus clientes. No entanto, é importante que isso também aconteça com outras partes envolvidas no funcionamento de seu negócio.
Um dos exemplos é relacionado aos seus fornecedores. Tente negociar dívidas e novas compras com eles, para amenizar as possíveis dificuldades financeiras de ambos. Em relação à equipe, preserve a segurança e a saúde de todos ao adotar medidas de segurança no dia a dia.
Esteja presente nas redes sociais
Uma dica importante para reduzir os impactos do novo coronavírus em pequenos negócios é estar presente nas redes sociais. A internet é, sem dúvidas, uma válvula de escape durante esse período, não somente como forma de distração, mas também para facilitar a vida.
O recurso é amplamente utilizado para fazer pedidos, especialmente de alimentos e mantimentos em geral. Por isso, esteja presente nesses canais para manter o atendimento e continuar a divulgar tanto a empresa quanto o que você vende, além de manter contato com o consumidor.
Capriche na divulgação dos produtos
Não poupe esforços na hora de divulgar seu mix de produtos. Capriche nas fotos e nas descrições das redes sociais, invista em anúncios online e participe de grupos na internet para promover seu trabalho.
Outra excelente maneira de ajudar nessa divulgação é criar promoções e descontos especiais para quem compartilhar ou comentar em seu conteúdo na rede. Isso ajuda a criar um engajamento interessante e mantém o público atento a seus próximos passos.
Não se esqueça de manter os cuidados de higiene exigidos pelas autoridades. Mesmo que possa trabalhar de casa, a equipe deve usar máscaras, lavar as mãos constantemente e limpar embalagens de produtos com álcool em gel. Utensílios utilizados para produzir alimentos, por exemplo, devem ser também constantemente lavados com água e sabão e esterilizados.
Dessa forma, será possível vencer os desafios impostos pela pandemia com saúde e sem grandes prejuízos. E você, como está se preparando diante desse cenário? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência!