Situações imprevisíveis, como a pandemia que chegou ao Brasil no mês de março, fazem com que o mercado sofra bastante e diferentes tipos de negócios se enfraqueçam e sejam limitados diante das restrições para funcionar de portas abertas e das dificuldades econômicas de seus clientes. Pensando nisso, é fundamental trabalhar a gestão financeira em tempos de crise.
Com fluxo de caixa reduzido, se destaca a importância de repensar estratégias, renegociar dívidas e mobilizar o time de colaboradores para que todos enfrentem juntos os impactos do coronavírus sem que sejam tão prejudicados.
Quer saber como agir em sua empresa? Então, confira a seguir as dicas que preparamos!
Analise o cenário
Ainda que todos os negócios sejam afetados pela crise financeira, há áreas que perdem menos ao se reinventarem. Se você trabalha com uma pequena empresa que vende doces, por exemplo, é possível criar uma página, em redes sociais, focada em vendas e otimizar a gestão de encomendas para entregar mais produtos sem que os envolvidos corram riscos de contaminação.
Avalie os recursos de seu negócio
Em uma crise, é preciso saber quanto há de capital disponível para segurar as contas e, se necessário, investir em mudanças que poderão trazer melhorias, como estratégias de marketing digital.
Pensando nas entregas, ainda, vale considerar a possibilidade de realocar mais pessoas para trabalhar com elas, a fim de atender às novas demandas sem que seja necessário ter uma queda de qualidade.
Estude novas maneiras de preservar o faturamento
Gestão financeira em tempos de crise também envolve economia, e muita! Essa é uma boa hora para refletir sobre o que tem dado certo e desapegar daquilo que não funciona mais. Sabe aquele ingrediente novo que não faz tanta diferença na confecção das sobremesas?
Ou as embalagens e produtos que você comprou na loja mais próxima porque tinha pressa? Escolha bem os seus fornecedores, aproveite os descontos e tente programar compras maiores. Aos poucos, alguns gastos que pareciam banais poderão ser bastante reduzidos.
Renegocie dívidas
Tem dívidas para quitar com parceiros empresariais e instituições financeiras? Chegou a hora de renegociá-las! O momento é crítico para todos. Pessoas e organizações tendem a estar mais suscetíveis a renegociar, já que também precisam garantir que haja continuidade em seu faturamento.
Faça as simulações e avalie como seria possível parcelar ou adiar alguns pagamentos para que honre suas obrigações financeiras e fiscais.
Aja com transparência com colaboradores e fornecedores
São dias difíceis e todos sabem disso. Pensando sob essa perspectiva, transparência faz toda a diferença. Aja com franqueza com seu time de colaboradores e explique a eles todas as mudanças que serão aplicadas nos próximos dias, além de como manter as vendas, para que também integrem o planejamento, ações e assimilem as novas estratégias.
O mesmo vale para fornecedores. Para quem está nesse mercado há bastante tempo e acompanha seus parceiros há anos, a confiança se eleva e, juntamente a ela, a disposição para criar acordos em que nenhuma das partes sofra com prejuízo.
Ao fim, ainda que a chegada do coronavírus ainda assuste bastante o comércio e diminua algumas atividades, não significa que não seja possível manter o faturamento e até mesmo se reinventar com ela. As oportunidades estão mais difíceis, mas continuam a existir e a gestão financeira em tempos de crise é o primeiro passo para se aproximar delas.
Gostou de nossas dicas e quer ler mais textos como esse? Então, assine já nossa newsletter e continue a acompanhar os conteúdos da Mago Indústria diretamente em sua caixa de entrada!