Saiba o que é o xarope de glucose e como ele pode ajudar na sua receita!

O xarope de glucose é um tipo de açúcar obtido a partir de um processo químico chamado hidrólise. Uma das versões mais comuns do produto é conhecida como xarope de milho, mas existem xaropes de glucose produzidos a partir de outros alimentos, como a batata, a cevada, o arroz e o trigo.

Nutricionalmente, esse produto não contém quantidade significativa de minerais ou vitaminas, mas o seu uso na indústria alimentícia tem inúmeros benefícios. Por isso, ele está presente na maioria dos alimentos industrializados, incluindo bebidas e também é bastante utilizado nos preparos da confeitaria.

Quer saber como ele pode ser incluído em suas receitas para deixá-las ainda mais saborosas? É só continuar a leitura!

Como o xarope de glucose pode ser utilizado na confeitaria?

Na indústria alimentícia em geral, o principal benefício do uso desse produto é a durabilidade, pois o xarope de glucose pode ser armazenado por mais tempo que os outros tipos de açúcar. Mas há outros motivos para incluir esse produto em suas receitas, como:

1.Redução dos custos de produção

Esse xarope tem um poder adoçante maior do que o açúcar tradicional. Isso quer dizer que é necessária uma quantidade menor do produto para deixar a sobremesa doce, gerando uma economia para a elaboração das receitas.

2. Prevenção da cristalização

Quanto maior a quantidade de açúcar em um preparo, maiores as chances de cristalização. Se a receita contém grande quantidade de laticínios, como o brigadeiro, esse risco é dobrado. 

Se você quer que esse doce demore a cristalizar, adicione uma pequena quantidade de xarope de glucose ao preparo. Em geral, é recomendado o uso de 15 gramas do produto para cada lata de leite condensado.

3. Melhor textura nos preparos

Quem trabalha com a pasta americana sabe que um dos maiores desafios é mantê-la lisa e uniforme no momento de decorar os pratos. O uso do xarope de glucose, combinado com um pouco de gelatina deixam a pasta mais maleável, evitando que ela quebre durante a finalização.

Além desses exemplos, o xarope de glucose pode ser utilizado para salientar o sabor dos preparos e aumentar o volume de sorvetes, cremes e musses.

Qual a diferença entre glucose em pó e o xarope de glucose?

O produto é o mesmo nas duas versões. O que difere é a apresentação: na forma líquida, o xarope tem uma coloração marrom escura e aspecto mais pegajoso enquanto a versão em pó é esbranquiçada.

Para a elaboração de receitas como bolos e sorvetes, o ideal é o uso da versão em pó, que também pode ser utilizada em preparos que vão ao fogo, como o brigadeiro. Já a versão líquida é mais indicada para os preparos em alta temperatura, como é o caso das geleias, caldas e pirulitos. 

O xarope de glucose é bastante versátil e pode ser adotado para melhorar a textura das receitas e o sabor dos doces. O segredo é o equilíbrio, para garantir que a quantidade utilizada e que o produto escolhido seja de boa procedência.

Quer conhecer outros produtos que podem tornar sua produção ainda mais profissional? Estamos no Instagram, no Facebook e no Pinterest com mais dicas para garantir o sucesso de sua confeitaria. Esperamos você por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *