Para que serve o ácido cítrico? Conheça 4 benefícios!

O ácido cítrico é um produto de origem natural presente em todas as frutas, sendo mais abundante nos frutos cítricos como acerola, caju, abacaxi, laranja e limão. Além de fonte de vitaminas, a forma industrializada desse ingrediente é utilizada para diversos fins, como limpeza, higiene pessoal e indústria alimentícia. E você? Sabe para que serve o ácido cítrico na confeitaria?

Esse produto é essencial para a fabricação de confeitos, balas, sorvetes e preparos como geleias e marmeladas, por exemplo. Vale lembrar que o ácido cítrico é extraído diretamente das frutas sem a adição de nenhum outro ingrediente, portanto, ele não contém glúten ou lactose e pode ser utilizado em receitas para pessoas com restrições alimentares.

Continue a leitura, conheça os benefícios do uso do ácido cítrico e descubra como esse produto pode ajudar você a vender doces mais saborosos.

Para que serve o ácido cítrico na confeitaria?

Aqui estão 4 benefícios que o uso deste ingrediente pode trazer para os seus preparos.

1. Ajuda a emulsificar as sobremesas

Assim como a goma xantana, o ácido cítrico também tem função emulsificante. Além de permitir facilitar a combinação entre dois ingredientes que não se misturam, esse ingrediente ajuda a dar mais cremosidade e uniformidade ao preparo, deixando as sobremesas como musses e cremes ainda mais agradáveis ao paladar.

2. Regula a acidez dos alimentos

Muitas receitas pedem ingredientes com maior acidez, como o suco de limão, por exemplo. Nesse caso, o ácido cítrico pode ser utilizado para regular a acidez dos preparos, deixando-os ácidos na medida certa.

3. Melhora o sabor dos doces

Esse ingrediente é amplamente utilizado pela indústria alimentícia para intensificar o sabor de alimentos ácidos equilibrando frescor e doçura das sobremesas e bebidas. Ele também pode ser utilizado em forma de pó em alimentos secos, quando o objetivo é intensificar um sabor azedo.

4. Atua como conservante dos preparos

Um dos maiores desafios da confeitaria é garantir o frescor dos produtos, para que eles cheguem preservados ao consumidor final. O ácido cítrico é um conservante natural que evita a proliferação de bactérias e pode ser utilizado em compotas, doces, geleias e até mesmo em produtos salgados, como a carne.

Seu uso é especialmente indicado para as receitas que usam uma quantidade maior de leite ou outros laticínios, prolongando a conservação do produto para consumo.

Como utilizar esse ingrediente em suas receitas?

A melhor maneira de aproveitar os benefícios do ácido cítrico é dissolver esse produto com algum líquido presente no preparo, como leite ou ovos batidos. Lembre-se de seguir as medidas indicadas na receita.

Geralmente, a dosagem recomendada na maioria das receitas é de uma parte de ácido cítrico para mil partes do produto. Nesse caso, seriam 10 gramas de ácido cítrico para cada quilo da sobremesa.

Descobrir para que serve o ácido cítrico é uma boa maneira de incrementar as suas receitas, garantindo melhor textura, sabor e conservação dos preparos. O importante é sempre fazer uso de ingredientes de qualidade, para garantir todos os benefícios que esse ácido oferece.

Quer adquirir esse ingrediente coringa da confeitaria? Entre em contato conosco e compre o ácido cítrico para usar em suas receitas!

2 comentários em “Para que serve o ácido cítrico? Conheça 4 benefícios!

  1. Boa noite!
    Faço doces cristalizados para vender, mas o doce de abóbora estraga muito rápido. Como posso utilizar o ácido cítrico, ou outro conservante na preparação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.