O gerenciamento do seu negócio só trará o sucesso desejado com o uso das ferramentas corretas. Afinal, é necessário acompanhar periodicamente os resultados e melhorá-los conforme a necessidade de cada estratégia. Dito isso, é essencial ter o apoio de indicadores de vendas.
Atualmente, as empresas estão mais atentas ao digital e querem conquistar clientes com um alcance maior. Seja com ajuda das redes sociais ou demais canais de comunicação com a clientela. No entanto, é fundamental ter uma boa visão de mercado e se atentar ao que se adequa aos seus anseios enquanto prestador de serviços.
Dessa forma, conheça abaixo alguns exemplos de KPIs que devem fazer parte da sua rotina. Permaneça conosco e tenha uma boa leitura!
O que são os indicadores de vendas
Em suma, trata-se de uma métricas bastante importante que mostram dados importantes em relação ao processo de vendas. Nesse caso, a equipe poderá enxergar novas oportunidades de negócios e captar clientes de uma maneira correta.
Além disso, elas são extremamente úteis na criação de táticas de fidelização. Afinal, é essencial criar clientes que promovem sua marca e ajudam sua empresa a ter uma boa reputação online. Consequentemente, mais pessoas se interessarão pelo seu negócio e você terá um melhor posicionamento diante da concorrência.
A importância e os benefícios desses parâmetros
De antemão, os indicadores de vendas minimizam erros e promovem melhorias dentro desse departamento. Todavia, os colaboradores seguem uma padronização de processos que garante a qualidade nas entregas e uma melhor qualificação das leads.
Consequentemente, a empresa cria um ambiente favorável à inovação e à produtividade de todas as partes. Assim, é possível prestar tarefas com maior agilidade e com foco na assertividade. Em suma, é um investimento muito importante para fortalecer o seu diferencial competitivo.
Os principais indicadores de vendas
Primeiramente temos o custo de aquisição por cliente. O CAC tem o propósito de mostrar à empresa o quanto ela gasta para adquirir um novo cliente. Dito isso, some o número de investimentos e com o resultado divida pelo número de clientes que a sua marca conquistou em um período específico.
A Taxa de conversão também é outro exemplo de indicadores de vendas que não podem ficar de fora da sua estratégia. Afinal, ela mostra quais oportunidades de negócios realmente se concretizaram. Ou seja, a quantidade de leads que passaram a fazer parte da sua clientela.
Adiante temos o ticket médio que mostra o gasto médio por pedido na sua loja. Com ajuda desse dado é possível criar ofertas e estratégias com apoio de alguns gatilhos mentais que melhorem a jornada de compra.
Há também o canais de venda, uma métrica que ajuda a identificar quais meios de comunicação apresentam uma maior eficiência em termo de transformar meros usuários em consumidores dos seus produtos e serviços.
Neste conteúdo você aprendeu o que são indicadores de vendas e quais as vantagens que eles trazem para o crescimento do seu negócio. Portanto, comece a fazer treinamentos com sua equipe, permita que conheçam a fundo tais métricas para colocar em prática e assim aumentar a sua receita.
Gostou deste conteúdo? Então não esqueça de compartilhar nas redes sociais e dialogar sobre o assunto com sua rede de amigos virtuais.