Flexibilidade e praticidade são dois aspectos fundamentais para qualquer negócio, especialmente quando o assunto são as possibilidades de pagamento. Proporcionar comodidade aos clientes não só ajuda a aumentar sua satisfação, como também cria um elo de confiança durante o processo de venda.
Por isso mesmo, os benefícios do PIX para o mercado brasileiro foram inúmeros. Lançado em 19 de Fevereiro de 2020, este modo de pagamento movimentou cerca de R$84 milhões, apenas no primeiro mês de funcionamento. Muita coisa, não é mesmo?
Se você ainda não utiliza o PIX em seu negócio, é interessante que preste atenção em seus benefícios e estude a possibilidade de adotá-lo. Confira, neste artigo, algumas vantagens na utilização do PIX e motivos importantes para começar a oferecê-lo aos clientes, o quanto antes!
Afinal, o que é o PIX?
Antes de entender suas vantagens para o negócio, é interessante relembrarmos um pouco do seu conceito. O PIX é um meio de pagamento autorizado pelo BC (Banco Central) em que as transferências ocorrem em tempo real, sem taxas para pessoas físicas e que podem ser feitas entre diferentes instituições.
Utilizado por cerca de 61% da população, aproximadamente 105 milhões de pessoas, o PIX tornou-se extremamente popular por apresentar segurança, simplicidade e rapidez. Bom para os clientes, bom para os negócios: essa modalidade de pagamento veio para ficar.
Quais os benefícios do PIX para as empresas?
Quem trabalha com confeitaria sabe que cada cliente possui uma preferência de pagamento, de acordo com seu perfil. Seja pelo cartão de crédito, seja no dinheiro, é sempre bom se preparar e proporcionar mais satisfação pela compra, sempre lembrando de se atentar às finanças. O PIX vem para ajudar neste processo, trazendo algumas vantagens, veja quais são:
1.Assertividade no recebimento do pagamento
O controle do fluxo de caixa é, praticamente, o coração de qualquer negócio. Não há nada mais prejudicial para a empresa do que vender, sem a garantia do recebimento na data correta. Com o PIX, a transação é imediata e, rapidamente, o valor pelo serviço ou produto fica disponível em caixa.
2.Agilidade nos processos e redução nos custos
A utilização do PIX evita o pagamento de taxas bancárias e pode ser muito interessante, especialmente, para quem realiza muitas transações. Além de prático, este é um processo simples, que garante mais agilidade à sua venda.
3.Vantagem competitiva
O mercado está repleto de concorrentes, prontos para atrair novos clientes. A oferta de diferentes meios de pagamento não só ajuda na fidelização, como também fortalece o negócio e garante vantagem competitiva diante de outras empresas que ainda não utilizam o PIX.
4.Segurança para o cliente e para a empresa
O PIX é extremamente seguro. As transações são realizadas em um ambiente que exige autenticações digitais, como através da utilização de chaves de acesso, biometria ou QR Code. Além disso, o Banco Central possui uma atenção importante à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
5.Proporciona uma melhor experiência para o consumidor
A experiência do consumidor é um ponto importante para garantir a sua fidelização. Você deve imaginar como um bom atendimento impacta nas vendas, não é mesmo? Isto envolve não só uma boa conversa e um bom relacionamento, mas também a oferta de diferentes possibilidades para o consumidor. Assim, ele pode escolher qual a melhor forma de pagar pelo seu serviço.
Como você pode perceber, o PIX é simples e apresenta uma tendência de crescer ainda mais no mercado brasileiro. Gostou dos seus benefícios? Não deixe de analisar se este é o momento da sua empresa aderí-lo! Para mais artigos informativos como o que acabou de ler, siga a Mago nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube.