As celebrações do final de ano são bastante populares no Brasil e podem ser muito lucrativas para as confeitarias. As confraternizações entre amigos, as festas nas empresas ou em família sempre são acompanhadas de doces e podem tornar as vendas no Natal uma excelente oportunidade para expandir o sucesso do seu negócio.
No entanto, as oportunidades que surgem com as vendas sazonais tornam o mercado mais competitivo, pois nenhum confeiteiro quer perder uma das épocas mais lucrativas do ano. Isso quer dizer que é necessário planejamento para preparar os produtos, divulgar sua marca e encantar os clientes.
Pensando em ajudar você nessa tarefa, selecionamos as 7 melhores estratégias para vender mais durante as festividades natalinas. Vamos lá?
O que fazer para incrementar as vendas no Natal?
Aqui estão as nossas dicas para destacar seu trabalho no mercado nessa época do ano.
1. Ofereça um atendimento de qualidade
Não deixe que o aumento de pedidos prejudique a qualidade do seu atendimento. Lembre-se que a experiência do consumidor começa com o contato inicial e segue após a concretização da venda.
Quanto mais atenção for dada ao público, maiores são as chances desse cliente recorrer à sua confeitaria em outras celebrações. A contratação temporária de um ajudante pode ser uma alternativa para ajudar você a lidar com a produção sem prejudicar o contato com os consumidores.
2. Fique em contato com clientes atuais
Não se esqueça dos fregueses atendidos. Eles já conhecem a excelência do seu atendimento e dos produtos que você cria, então tente reconquistá-los nas vendas natalinas.
Envie mensagens, e-mails com os produtos desenvolvidos para essa época e estimule esses clientes a comprarem novamente em seu negócio.
3. Confira o estoque de suprimentos
Cuidado na hora de organizar o estoque para as vendas do final de ano. Tente comprar com antecedência os ingredientes mais utilizados para o preparo dos doces tradicionais de Natal para não correr o risco de ficar sem suprimentos e também para garantir um melhor preço.
4. Invista nas embalagens e nos enfeites
Parte do sucesso das vendas natalinas está no clima que essa época do ano desperta com as decorações. Por isso, é importante embalar os produtos com materiais diferentes daqueles que você utiliza em outras épocas do ano.
Aposte nas cores mais usadas nas celebrações de Natal, como verde, vermelho, dourado, branco e prata. Esse clima natalino e festivo também deve estar presente na loja física e nas páginas de sua confeitaria na internet.
5. Capriche nas promoções
Calcule o volume de produtos que você deseja vender e em quanto tempo. Tome essa referência para definir quais produtos podem ter preços reduzidos e o tipo de desconto. As promoções são uma oportunidade para os clientes aproveitarem o valor do desconto e adquirir outro produto com o preço cheio.
As ações promocionais que você pode utilizar também incluem:
- apresentação de kits presenteáveis;
- ofertas do tipo compre 2, leve 3;
- vale-presentes;
- descontos para os pagamentos à vista;
- opções de pronta-entrega para os atrasados.
6. Apresente diferentes alternativas de pagamento
Quanto mais diversos forem os métodos de pagamento, mais preparado seu negócio está para receber os clientes. Além da cobrança em débito, dinheiro ou PIX, busque oferecer o parcelamento da compra a partir de um determinado valor para aumentar o volume de pedidos desse consumidor.
7. Não se esqueça da divulgação
Prepare suas redes sociais para comunicar aos consumidores tudo o que seu negócio vai oferecer para as celebrações do final do ano. O ideal é criar um portfólio com as imagens dos produtos exclusivos desse período e divulgar ingredientes, preços e porções. Isso ajuda o cliente a se preparar para fazer a encomenda.
As vendas no Natal são a oportunidade ideal para sua marca se consolidar no mercado da confeitaria. Adote essas estratégias e apresente a qualidade dos seus produtos para o maior número de clientes.
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