Atualmente a confeitaria agrega técnicas distintas para criar a mais diversa possibilidade de doces e seus derivados. Entre tantas opções é até difícil escolher o que a gente gosta mais, porém é claro ver quais ingredientes são os mais populares. Um deles é o chantilly.
O chantilly foi descoberto na França durante o século XVII por Fritz Carl Vatel, que percebeu que na região de Chantilly o leite produzido era mais gorduroso e proporcionava uma textura diferente ao ser batido.
Apesar de ser uma receita antiga, o processo de produção é complexo e trabalhoso, visto que as mais diversas variações no leite podem afetar a consistência do mesmo. Hoje existe chantilly pronto para facilitar o uso e manter a padronização do ingrediente, o que traz praticidade para a vida dos confeiteiros. Como usar o chantilly? No post de hoje vamos falar sobre suas funcionalidades, vantagens e aplicações. Continue no texto.
Como preparar o chantilly
Lembrando ainda que misturas de chantilly prontos podem ser a melhor alternativa por ser um produto já específico para a produção.
O bom preparo do chantilly vai depender de alguns fatores que devemos prestar atenção, é importante levar em consideração as informações da embalagem, como por exemplo:
É recomendado manter o produto refrigerado por pelo menos 12 horas e ao bater, buscar uma temperatura variando de 5 a 8 graus para maior rendimento e a textura perfeita.
Para ter certeza que seja batido na temperatura ideal é recomendado que deixe o chantilly no congelador 40 minutos antes de bater, esse processo é apenas para resfriar, por isso não deixe congelar.
Para atingir a textura ideal bata o chantilly na batedeira em velocidade média com o batedor globo até ele começar a ficar cremoso e aumentar o volume, depois aumente para a velocidade máxima e deixe bater até que fique um buraco no meio do bowl e completamente firme.
Onde usar o chantilly
O chantilly é um dos favoritos para complementar doces. Sua presença é marcada desde os antigos bolos de aniversário retangulares, grandes e saborosos que traziam alegria principalmente às crianças, mas não se limitam a essa exclusividade.
Muito usado em mousses, produção de merengues e até doces com café, o chantilly é bastante popular. Os Merengues são muito famosos por complementar doces de morangos, mas são utilizados também para cobrir tortas de limão, banana, doce de leite e até na famosa pavlova, um doce russo que leva frutas vermelhas.
Não se limitando a doces com café e o próprio café, o chantilly também pode ser usado em bebidas, servindo desde um frapê gelado até guarnição de um drink alcoólico. Vale lembrar que no universo da confeitaria há uma infinita possibilidade de uso para o produto e também de criação de novas receitas.
Como usar o chantilly
O chantilly pode ser utilizado desde a produção de um recheio à decoração do doce e isso faz com que ele seja um dos ingredientes preferidos na confeitaria. Por ter uma consistência moldável ele pode ser usado para fazer topos de bolo simples ou complexos.
Para bolos e tortas com aparência mais simples, espalhar o chantilly no topo com uma espátula pode trazer um efeito mais clean e minimalista. No caso de topos mais complexos, o auxílio de um bico de confeitar ajuda a fazer texturas e formas temáticas, como rosas, escritos e desenhos diversos.
Há também a possibilidade de alterar o sabor e a cor do chantilly adicionando ingredientes e corantes. É importante lembrar que dependendo do produto a ser adicionado, a textura do chantilly pode mudar e ficar inadequada para o uso em determinada técnica.
Para facilitar ainda mais a vida dos confeiteiros, lançamos o chantilly da MAGO, que tem alto rendimento em um produto que traz uma textura cremosa, consistente e pronto para bater. Super prático de usar, basta seguir as instruções recomendadas e bater para começar a decorar seus doces!
Depois de todas essas dicas de como usar o chantilly, temos que concordar que ele é um dos queridinhos tanto para o confeiteiro quanto para as pessoas que amam doces, afinal com tantas possibilidades como não apreciar sua textura leve e adocicada?
Gostou das dicas do texto? Agora que você já sabe usar o chantilly, confira nosso post com dicas de como usar um saco de confeitar!