Confeitaria para iniciantes: 8 dicas para você não errar na cozinha!

A confeitaria para iniciantes vem ganhando destaque nos últimos anos. Desde programas culinários até a grande quantidade de pessoas que decidiram vender doces como opção de renda. Essa área da gastronomia conquista muitos indivíduos, e aprender algumas técnicas é fundamental para entrar nela com o pé direito.

Se você deseja conhecer a importância de uma boa preparação para empreender nesse ramo, as melhores dicas de confeitaria para iniciantes e os erros que precisa evitar para preparar receitas deliciosas, siga com a gente até o final do post. Boa leitura!

A importância de uma boa preparação para iniciar na confeitaria

O dom para confeitaria é um fator importante para empreender nessa área, mas não confie somente nele. Você precisa ter um plano de negócios para nortear seus passos e correr menos riscos, especialmente no início. Esse documento deve reunir elementos como público-alvo, proposta de valor, fontes de receita, estratégias de marketing, entre outros.

Além do mais, mesmo que suas técnicas sejam apuradas, sempre é possível aprimorar alguma coisa. Nesse sentido, vale investir em cursos profissionalizantes de confeitaria. O conhecimento adquirido será essencial para sair da zona de conforto e encontrar seu diferencial nesse segmento, oferecendo produtos que se tornem sua marca registrada.

As melhores dicas de confeitaria para iniciantes

Há quem diga que esse ramo é muito difícil. Afinal, é necessário ter precisão e técnica ao preparar as mais variadas sobremesas. Por isso, nada melhor do que ficar por dentro de truques básicos para facilitar sua vida no momento de cozinhar. Confira alguns deles!

1. Encha o saco de confeiteiro de modo prático

Se você é iniciante na confeitaria, já deve ter sofrido na hora de encher o saco de confeiteiro. Uma dica prática e rápida de enchê-lo sem que fique escorregando é colocá-lo dentro de um copo alto.

Em seguida, com o auxílio de uma espátula ou colher, coloque o recheio dentro do saco. Assim, ele não ficará mexendo de um lado para o outro, e você conseguirá enchê-lo de maneira mais fácil e rápida.

2. Aqueça uma espátula para espalhar com mais facilidade a cobertura de bolos

Para espalhar o recheio ou a cobertura de bolos mais facilmente e obter resultados ainda melhores, uma boa dica é aquecer uma espátula antes. Muitos confeiteiros profissionais fazem isso com um maçarico específico.

Contudo, para obter o mesmo efeito, uma boa opção é mergulhar a espátula em água quente por alguns segundos ou aquecer a parte metálica na boca do fogão. Tenha cuidado para não queimar o cabo!

3. Unte assadeiras/formas com chocolate para deixar o sabor do doce mais intenso

Essa dica é ótima para quem deseja deixar os bolos com um sabor mais pronunciado. A ideia é substituir a convencional farinha de trigo por cacau em pó ou chocolate em pó ao untar as formas. Esses ingredientes garantem um aspecto mais bonito à massa e acentuam o gosto de chocolate, o que nunca é demais.

4. Use um pincel para evitar que o caramelo cristalize

Existem algumas dicas importantes para preparar um caramelo perfeito. Primeiramente, quando você colocar o açúcar na frigideira, limpe a parede da panela com um pincel culinário ou um pão duro molhado para evitar que os grãos cristalizem de modo errado.

Outra dica é não mexer o caramelo e deixá-lo derreter sozinho. Ademais, fique de olho na temperatura, já que ele queima com facilidade. Por isso, desligue o fogo um pouco antes de estar todo derretido e deixe que o calor finalize o processo.

5. Passe caldas nos bolos para deixá-los mais úmidos

Bolos úmidos são deliciosos, concorda? Portanto, invista em caldas para molhá-los. Uma opção é utilizar bebidas alcoólicas para fazer essas bases líquidas, como conhaque e rum. Quando for molhar a preparação, use um pincel culinário para espalhar a calda por igual.

6. Evite abrir o forno antes do tempo

É a temperatura que ativa o fermento químico da massa do bolo e garante uma aeração adequada. Com o calor, a farinha reage com os demais ingredientes e segura o ar dentro de bolhas de gás que deixam a massa leve.

Se você abrir o forno antes dos primeiros 30 minutos, a temperatura vai mudar bruscamente. Além de não crescer como deveria, seu bolo pode murchar de repente e ficar solado. Então, segure a ansiedade e respeite o tempo indicado na receita.

7. Peneire os ingredientes secos

Já reparou como a farinha de trigo fica prensada e dura dentro da embalagem? Ela perde um pouco da leveza e absorve umidade externa, o que favorece a formação de grumos. Essas partículas precisam ser desfeitas com a ajuda de uma peneira, pois não são dissolvidas quando entram em contato com ingredientes líquidos.

O conselho também vale para açúcar de confeiteiro e outros ingredientes em pó, como cacau, chocolate e fermento. Além disso, ao peneirar, não use colher ou espátula para acelerar o processo. Apenas bata a peneira na sua mão até cair tudo naturalmente.

8. Deixe as camadas do mesmo tamanho

Um bolo com camadas uniformes garante não só fatias perfeitas do ponto de vista estético, como também um equilíbrio entre os sabores. Você pode usar um nivelador para ter mais praticidade e dar um acabamento mais profissional às suas receitas. Depois, é só posicionar o bolo no prato giratório para rechear, cobrir e decorar conforme a encomenda.

Os erros mais comuns de iniciantes na confeitaria

Erros são comuns e servem de aprendizado. Porém, se você souber como evitar alguns, terá mais facilidade para fazer seu nome na confeitaria. Veja os principais:

  • não elaborar um plano de negócios;
  • não testar as receitas antes de aceitar uma encomenda;
  • achar que não precisa aprimorar suas técnicas;
  • não ter uma receita padrão;
  • priorizar apenas o preço ao escolher fornecedores;
  • não fazer o controle do estoque;
  • montar um cardápio muito extenso;
  • não valorizar seu produto e sua mão de obra.

Agora que você já conhece as dicas de confeitaria para iniciantes, não deixe de segui-las para obter doces e bolos mais gostosos e bonitos. Além disso, busque fornecedores que tenham um portfólio completo de produtos de alta qualidade e com bom custo-benefício. Assim, contará sempre com os melhores acessórios e ingredientes para suas receitas.

Conheça nossos cursos online: https://www.mago.com.br/cursos-profissionalizantes/

Para ficar por dentro das novidades do mundo da confeitaria, siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *