Entenda o que é gestão de compras e suas vantagens

A gestão de compras é uma ferramenta que utiliza a organização e o planejamento para otimizar o processo de compras de uma empresa. Ou seja, ela define uma série de estratégias que permitem a aquisição de insumos de produção e de mercadorias eficientemente.

Desse modo, ela viabiliza a administração adequada de suprimentos da empresa, garantindo que todos os materiais estejam disponíveis para as atividades da organização de todos os setores. Assim, a gestão de compras atende a toda a companhia, desde a operação, passando pela manutenção até a logística.

Agora que você já sabe o que é a gestão de compras e para que serve, continue a leitura para entender como implementá-la em sua empresa.

Vamos lá?

Como aplicar uma gestão de compras eficientemente?

Após saber o que é a gestão de compras, é o momento de entender como colocá-la em prática. Na sequência, você conhecerá algumas das principais ações para realizar uma gestão eficiente.

Organize os processos internos

Primeiramente, é importante organizar os processos internos da empresa que envolvem o setor de compras, como o controle de estoque e o departamento de vendas. Por exemplo, se o estoque está desorganizado, há possibilidade de comprar produtos a mais ou a menos do que o necessário.

Defina as compras com as demandas

Para definir o que deve ser comprado é importante olhar para o estoque e para as vendas, fazendo um balanço entre os dois parâmetros. Assim, é possível entender quais produtos podem ter o estoque aumentado ou os que é melhor reduzir a quantidade a comprar. Outra dica é estabelecer o nível mínimo de estoque que, ao ser atingido, significa que novas compras devem ser realizadas.

Selecione os fornecedores

Os fornecedores devem ser o maior aliado de uma empresa. No caso de uma loja, ao contar com fornecedores de excelência, você oferece produtos de qualidade aos seus clientes e, consequentemente, tem maior potencial de fidelizar esses consumidores.

Além disso, é interessante negociar com os fornecedores a fim de obter o melhor custo benefício para a empresa. Por exemplo, conseguir um melhor preço que permita aumentar o lucro, sem reduzir a qualidade do produto oferecido.

Quais são os principais erros na gestão de compras?

Agora que você já sabe como aplicar a gestão de compras em sua empresa, é importante saber quais são os erros mais comuns no processo de compras para evitá-los. Confira, a seguir:

  • realizar compras não planejadas: pode resultar em estoque alto, imobilizando dinheiro da empresa desnecessariamente;
  • não realizar o controle do estoque: pode ocasionar compras desnecessárias ou falta de mercadoria;
  • não padronizar fornecedores: pode comprometer a fidelização dos clientes, que ora encontram os produtos desejados, ora não encontram;
  • não companhar os indicadores: pode resultar em decisões equivocadas, prejudicando a empresa.

Quais são os problemas de não aplicar a gestão de compras?

Caso a gestão de compras não seja aplicada adequadamente, as consequências podem ser desastrosas para empresa, como:

  • produtos parados em estoque;
  • falta de produtos nas prateleiras
  • atraso nas entregas por falta de mercadoria.

Ao longo deste post, você entendeu como a gestão de compras é importante para a sua empresa, independentemente do porte dela. Se você inda não implementou essa ferramenta em sua loja, é interessante estudar a possibilidade de implantá-la para melhorar a eficiência do departamento de compras.

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