A sobremesa com morango é uma das preferidas dos clientes. Afinal, a acidez da fruta contrasta muito bem com a doçura de ingredientes como leite condensado, chantilly e chocolate, trazendo um equilíbrio perfeito. Entretanto, por se tratar de um insumo fresco, pode trazer prejuízos para a sua produção.
Isso porque o morango estraga muito facilmente, levando um sabor azedo para as preparações ou, até mesmo, mofando. Por essa razão, é preciso ter muita cautela ao utilizar a fruta em seus produtos.
Você sabe quais são os cuidados necessários? Continue a leitura! Neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
Quais problemas o morango pode causar na sobremesa?
Como dissemos, o morango fresco pode trazer problemas para a sua sobremesa, como o sabor azedo e o mofo. Mas não é somente isso. Ele é uma fruta que solta muita água, especialmente, em contato direto com açúcar e alimentos doces.
Desse modo, pode modificar a consistência da sua preparação, deixando-a mais fluida do que o normal. Além disso, ao soltar a água, a fruta altera a aparência da sobremesa, que não fica mais tão bonita. No caso de um merengue, por exemplo, o suspiro pode murchar e o chantilly perder o ponto.
Quais cuidados ao fazer sobremesa com morangos?
Agora que você já sabe que as sobremesas com morango podem ser prejudicadas pela fruta, chegou o momento de conhecer as dicas para que os problemas não aconteçam. Acompanhe!
Escolha dos morangos
Tudo começa pela escolha da fruta, que deve estar firme e sem partes moles. Por mais que o morango esteja bom para consumo, evite os que estejam muito maduros, pois logo se tornarão passados, podendo estragar a sobremesa.
Lavagem dos morangos
Por se tratar de um vegetal sem casca, é necessário deixar os morangos de molho em solução com uma colher de sopa de vinagre de maçã para um litro de água, por dez minutos. Para que não absorva água em excesso, a fruta deve estar ainda com o cabo e sem cortes.
Após o molho, você deve enxaguar os morangos em água corrente e secá-los com ajuda de pano limpo ou papel toalha. Feito isso, já pode retirar os cabinhos.
Desidratação com açúcar
O açúcar é um ingrediente que desidrata o morango, fazendo com que solte água. Portanto, você pode fazer esse procedimento antes de colocar a fruta na sobremesa.
Após a higienização e a secagem, coloque os morangos em uma peneira e polvilhe açúcar, certificando-se de que todas as unidades estão envolvidas no ingrediente. Aguarde de 30 a 50 minutos para que o excesso de água solte da fruta, seque os morangos e já pode utilizá-los.
Montagem da sobremesa
Sempre que possível, dê preferência para utilizar os morangos inteiros ou não picados em tamanhos tão pequenos. Isso porque, quanto mais cortes na fruta, mais água ela soltará. Outra dica interessante para rechear bolos com morangos é dispor a fruta sobre a massa para ela absorver a umidade excedente.
Como você viu, as sobremesas com morangos fazem sucesso entre os clientes, mas podem trazer problemas para a produção, caso não tenha os devidos cuidados. Portanto, siga as nossas dicas para fazer doces deliciosos com a fruta e não se esqueça de utilizar bons insumos nas suas receitas, como o chantilly da Mago!
Além do chantilly, a Mago traz produtos incríveis para deixar os seus doces e sobremesas ainda mais saborosos e bonitos. Acesse o site e confira!