A gestão estratégica nada mais é do que o processo contínuo de otimização dos processos de uma empresa para torná-los mais eficazes e alinhados aos objetivos do negócio, levando em consideração o seu cenário atual, ou seja, recursos humanos, financeiros, serviços e produtos disponíveis.
Saber aplicar esse tipo de gerenciamento pode ser o diferencial que faltava para garantir o diferencial competitivo necessário para o sucesso da sua confeitaria. Por isso, neste post mostramos 3 dicas de gestão estratégica que vão ajudar a alavancar os resultados do seu negócio. Confira!
1. Utilize dados
Um dos pontos mais importantes quando vamos trabalhar de forma estratégica em um negócio é o acompanhamento e a análise de dados relevantes para a saúde do empreendimento. Afinal, a tomada de decisão só é precisa e eficiente quando é baseada em informações confiáveis que mostram a realidade do negócio.
No ramo da confeitaria não é diferente. No ramo da confeitaria não é diferente. Para atingir o sucesso é preciso ter um plano bem traçado de onde se quer chegar e o que será feito para isso. Nesse sentido, vários dados podem ser analisados para definir um bom plano estratégico, como:
- custos gerais de produção;
- custos de produção por produto;
- produtos que geram mais lucro;
- produtos que apresentam baixa demanda;
- lucro mensal, trimestral, semestral e anual;
- sazonalidade das vendas, etc.
Vale lembrar que existem vários outros dados que podem ser mais ou menos relevantes para a gestão da sua confeitaria. Por isso, é importante ter em mente que a escolha de quais dados devem ser acompanhados sempre vai depender dos objetivos que você estabeleceu para o seu negócio, ok?
2. Faça um diagnóstico dos processos
O diagnósticos de processos é um método fundamental para você compreender o cenário atual da sua confeitaria e, a partir disso, conseguir traçar um plano de gestão estratégica. Mas como isso funciona na prática?
Primeiro, é preciso entender que por meio desse diagnóstico é possível obter uma visão detalhada sobre como os processos do seu negócio estão sendo desenvolvidos. A partir dessa análise, pode-se identificar os problemas que estão comprometendo o empreendimento e suas causas, as oportunidades de melhoria e os pontos positivos nos processos que devem ser mantidos.
Assim, com o diagnóstico de processos em mãos, você pode definir qual é o plano de ação ideal para atingir os objetivos traçados de acordo com o cenário atual da sua confeitaria.
3. Ofereça bons produtos para se diferenciar
Reflita com a gente: de nada adianta ter uma estratégia bem definida se os produtos da confeitaria não são atrativos para a clientela, não concorda? É exatamente por isso que uma boa gestão estratégica também está ligada à excelência dos doces feitos pelo confeiteiro.
Considerando esse ponto, pense: o que você pode fazer para se diferenciar perante a concorrência? Nesse sentido, vale a pena investir em um portfólio de produtos diferenciado, aliando bons preços à qualidade dos produtos ofertados.
Como foi possível notar, aplicar a gestão estratégica é um passo indispensável para alcançar os resultados esperados com a confeitaria. Por isso, aplicando essas dicas você estará no caminho certo para aumentar suas vendas e ganhar mais reconhecimento no mercado!
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