3 dicas de gestão estratégica para confeitarias

A gestão estratégica nada mais é do que o processo contínuo de otimização dos processos de uma empresa para torná-los mais eficazes e alinhados aos objetivos do negócio, levando em consideração o seu cenário atual, ou seja, recursos humanos, financeiros, serviços e produtos disponíveis.

Saber aplicar esse tipo de gerenciamento pode ser o diferencial que faltava para garantir o diferencial competitivo necessário para o sucesso da sua confeitaria. Por isso, neste post mostramos 3 dicas de gestão estratégica que vão ajudar a alavancar os resultados do seu negócio. Confira!

1. Utilize dados

Um dos pontos mais importantes quando vamos trabalhar de forma estratégica em um negócio é o acompanhamento e a análise de dados relevantes para a saúde do empreendimento. Afinal, a tomada de decisão só é precisa e eficiente quando é baseada em informações confiáveis que mostram a realidade do negócio.

No ramo da confeitaria não é diferente. No ramo da confeitaria não é diferente. Para atingir o sucesso é preciso ter um plano bem traçado de onde se quer chegar e o que será feito para isso. Nesse sentido, vários dados podem ser analisados para definir um bom plano estratégico, como:

  • custos gerais de produção;
  • custos de produção por produto;
  • produtos que geram mais lucro;
  • produtos que apresentam baixa demanda;
  • lucro mensal, trimestral, semestral e anual;
  • sazonalidade das vendas, etc.

Vale lembrar que existem vários outros dados que podem ser mais ou menos relevantes para a gestão da sua confeitaria. Por isso, é importante ter em mente que a escolha de quais dados devem ser acompanhados sempre vai depender dos objetivos que você estabeleceu para o seu negócio, ok?

2. Faça um diagnóstico dos processos

O diagnósticos de processos é um método fundamental para você compreender o cenário atual da sua confeitaria e, a partir disso, conseguir traçar um plano de gestão estratégica. Mas como isso funciona na prática?

Primeiro, é preciso entender que por meio desse diagnóstico é possível obter uma visão detalhada sobre como os processos do seu negócio estão sendo desenvolvidos. A partir dessa análise, pode-se identificar os problemas que estão comprometendo o empreendimento e suas causas, as oportunidades de melhoria e os pontos positivos nos processos que devem ser mantidos.

Assim, com o diagnóstico de processos em mãos, você pode definir qual é o plano de ação ideal para atingir os objetivos traçados de acordo com o cenário atual da sua confeitaria.

3. Ofereça bons produtos para se diferenciar

Reflita com a gente: de nada adianta ter uma estratégia bem definida se os produtos da confeitaria não são atrativos para a clientela, não concorda? É exatamente por isso que uma boa gestão estratégica também está ligada à excelência dos doces feitos pelo confeiteiro.

Considerando esse ponto, pense: o que você pode fazer para se diferenciar perante a concorrência? Nesse sentido, vale a pena investir em um portfólio de produtos diferenciado, aliando bons preços à qualidade dos produtos ofertados.

Como foi possível notar, aplicar a gestão estratégica é um passo indispensável para alcançar os resultados esperados com a confeitaria. Por isso, aplicando essas dicas você estará no caminho certo para aumentar suas vendas e ganhar mais reconhecimento no mercado!

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas sobre o mundo da confeitaria? Então, não se esqueça de assinar nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas novidades em primeira mão!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*