Conheça 6 dicas para fazer um brownie de chocolate perfeito

Um delicioso brownie de chocolate é um excelente lanche ou sobremesa, e é muito mais fácil de prepará-lo do que parece. Afinal, para quem vende doces, não é difícil adaptar uma ou outra receita na sua cozinha e diversificar os seus produtos.

Porém, é preciso entender que fazer brownies não é igual a fazer bolo. O ponto de cozimento, o tempo e os ingredientes são bem diferentes. Além disso, se você não tomar alguns cuidados, vai acabar com uma massa queimada no fundo — ou com o equivalente a uma sopa de chocolate.

Pensando nisso, neste post, separamos 6 dicas para fazer um brownie de chocolate perfeito. Confira!

1. Não asse demais a massa

Com dissemos, o ponto da massa para um bolo e para o brownie são diferentes. Por isso, é importante verificar o cozimento antes de retirar do forno.

Você pode fazer isso pegando um palito de dente e espetando a massa. Retire-o rapidinho e, se ele voltar sem migalhas, mas com um pouco de umidade e marcas de chocolate, significa que a massa está no ponto.

Outra coisa: quando você o retira do forno, o brownie continua cozinhando, pois ainda está quente. Por isso, é melhor retirá-lo um pouco antes do que depois.

2. Não corte os brownies cedo demais

É bem tentador tirar o brownie do forno e colocá-lo direto no prato, mas isso — muito provavelmente — vai estragar a sua sobremesa, pois toda a massa vai ficar presa na faca e o pedaço vai desmanchar.

Assim, é melhor deixar o brownie descansar por uma ou duas horas antes de começar a cortar. Dessa forma, a massa termina de esfriar e o sabor fica preservado.

3. Utilize a assadeira certa

O tamanho da assadeira deve sempre ser proporcional à quantidade de massa usada. Se você optar por um recipiente muito grande, a massa vai ficar com a crosta ressecada, sem aquele interior macio. Se for muito pequeno, o interior vai ficar cru.

Confira as proporções da receita e use uma assadeira do tamanho especificado.

4. Cuidado ao procurar uma receita

O brownie de chocolate pode ser encontrado em duas variações principais: uma mais seca e outra mais úmida. Muita gente pega a receita de um tipo esperando fazer o outro. E, quando o resultado não sai como o esperado, acabam culpando os ingredientes ou o forno, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, basta conferir a diferença entre as duas variações antes de começar a bater a massa.

5. Não use o chocolate ainda quente

Toda massa de brownie de chocolate é feita com ovos, açúcar e um chocolate derretido da sua escolha. Mas é essa última parte que costuma dar problema.

Se você derrete o chocolate e mistura-o ao restante ainda quente, ele vai acabar cozinhando os ovos. Por isso, espere, pelo menos, 10 minutos para não ter esse problema.

6. Utilize ingredientes de qualidade

Ao praticar a confeitaria, contar com ingredientes melhores resulta em mais sabor às receitas — isso é fato. O mesmo se aplica aos brownies: o chocolate ideal, por exemplo, é aquele com maior índice de cacau — e não as opções em barra ou em pó.

Como vimos, fazer um brownie de chocolate perfeito não é difícil — basta seguir algumas dicas simples. E, quanto melhor o resultado, mais as pessoas vão querer comprar!

Quer continuar recebendo dicas de confeitaria? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *