A fidelização de clientes é uma estratégia cada vez mais buscada por empresas de todos os portes e setores e tem como foco tornar o consumidor um comprador recorrente — além de um divulgador e defensor espontâneo de uma marca nas redes sociais. Um cliente fidelizado é aquele que está disposto até a pagar um pouco mais caro por um produto para comprar na sua empresa preferida.
A confeitaria tem produtos muito atrativos visualmente e pode utilizar as mídias sociais focadas em imagem, como o Instagram, para criar as estratégias, fazer pesquisa de satisfação e impulsionar essa fidelização.
Neste post, vamos entender como fidelizar cliente, com 4 dicas que vão ajudar a sua confeitaria nessa sua estratégia. Confira!
1. Conheça bem seu público-alvo
Para fidelizar cliente é preciso saber quem ele é, onde mora, qual é a faixa etária, o que ele gosta, o que ele não gosta, entre outros. Somente assim será possível criar estratégias de fidelização que consiga atingir a maioria dos seus possíveis consumidores.
Com as redes sociais, ficou muito fácil identificar as características de seu público. O Instagram, por exemplo, permite a criação de enquetes interativas que entregam resultados em tempo real. Com o recurso “caixinha de perguntas”, a empresa pode obter dicas e sugestões de melhores. Nas enquetes deslizáveis, é possível criar uma pesquisa no estilo NPS, que permite entender o nível de fidelização em que cada cliente está.
2. Crie um programa de fidelidade com pontos
Os programas de fidelidade com pontos permitem criar uma recorrência de compras com os clientes, mas também permitem que a empresa mapeie os hábitos de compras dos consumidores, tornando a tomada de decisão de decisão mais certeira e contribuído para que a empresa conheça o público-alvo.
Nesse programa, o cliente se cadastra em uma app ou site com seus dados pessoais e, quando for ao estabelecimento, digita o seu CPF ou código de inscrição e recebe pontos de acordo com o valor gasto ou produtos comprados. Esses pontos são acumulados e podem ser trocados por produtos na loja.
3. Elabore um cartão fidelidade
Nem todo mundo tem um orçamento para contratar uma equipe para desenvolver um plano de fidelidade digital. Nesse cenário, a melhor alternativa é o cartão fidelidade que também visa reforçar a compra recorrente. Basicamente, o cartão “premia” o cliente que compra recorrentemente na loja, com algum brinde ou desconto.
Por exemplo, o cliente ganha um cartão com 5 campos vazios e, a cada vez que ele comprar um produto ou ultrapassar determinado valor em compras, ele ganha um adesivo para preencher um desses campos. Quando ele completar 5 adesivos, recebe a sua recompensa, que pode ser um produto gratuito ou um super desconto.
4. Invista em melhoria
De nada adianta criar programas de fidelidade com inúmeras vantagens, se o resultado final não for agradável. Acima de tudo, o cliente deve querer voltar em sua confeitaria porque gostou de seus produtos, do ambiente e do atendimento.
Por isso, é importante pensar no layout do PDV com foco no bem-estar do cliente. Uma confeitaria precisa ser um local agradável e familiar, para que o consumidor possa entrar e querer ficar, com os produtos bem dispostos, acessíveis e esteticamente bonitos.
O atendimento também precisa ser de qualidade, com atenção, cordialidade e propriedade para tirar as dúvidas do consumidor. E o principal, produto final, precisa ser de qualidade, feito com boas matérias primas, saboroso e bonito, afinal, a confeiteira deve fazer valer aquele ditado: “uma boa comida começa a ser degustada como com os olhos”.
Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga otimizar as suas estratégias de como fidelizar clientes. As redes sociais e as ferramentas digitais tornaram a criação de campanhas de marketing acessíveis a empresas de todos os portes, permitindo que o empreendedor vá muito além do simples anúncio. Utilize as enquetes, pesquisas e formulários gratuitos ao seu favor e aproveite bem os dados.
Gostou das nossas dicas? Então, continue em nosso blog e entenda a importância dos indicadores de vendas para o seu negócio.