6 dicas para fazer parceria no Instagram e conseguir vender mais

6 dicas para fazer parceria no Instagram e conseguir vender mais

Apostar nas redes sociais tem se tornado cada vez mais necessário para conseguir clientes e aumentar as suas vendas. Se, antes da pandemia as vendas on-line já estavam aquecidas, nos últimos meses, o mercado cresceu ainda mais. Nesse contexto, quem trabalha com confeitaria, por exemplo, pode — e deve — usar essas mídias como uma vitrine de seus produtos.

No entanto, essa estratégia digital vai muito além de postar belas fotos. Embora essa tática seja fundamental, é preciso também, por exemplo, investir em uma boa parceria no Instagram, sendo capaz de aumentar a visibilidade da sua empresa e trazer mais seguidores para o seu perfil.

Como funciona a parceria no Instagram?

Essas parcerias podem funcionar de diversas formas, pagas ou não. É possível, ainda, contar com a parceria de um influencer (que é uma pessoa já com grande visibilidade) ou de uma pessoa não tão conhecida, mas que tem um bom número de seguidores na sua cidade ou mercado de atuação.

Utilizar o Instagram como uma forma de prospecção de clientes é bastante eficaz. Tanto que existem influentes que são convidados a serem embaixadores da marca, fazendo com que ela seja sempre ligado àquele produto.

Para saber qual é o melhor caminho a seguir e como fazer parcerias de sucesso, preparamos 4 dicas para você utilizar essa ferramenta de forma eficaz. Continue a leitura e confira!

1. Defina os objetivos da parceria

Antes de elaborar qualquer estratégia, seja ela digital ou não, é imprescindível saber qual é o objetivo da sua empresa — e isso não é diferente ao fazer uma parceria no Instagram.

Você quer que a sua marca fique mais conhecida na sua região ou nacionalmente? Busca apenas novos seguidores ou quer concretizar mais vendas? Que tipo de produtos pretende destacar nessa parceria? A sua empresa tem estrutura para atender um aumento da demanda causado por essa ação?

Saber as respostas dessas perguntas são fundamentais para saber por onde começar e qual o melhor caminho seguir para alcançar os seus objetivos.

2. Encontre parceiros alinhados com a marca

Agora que você já sabe o que quer, fica mais fácil encontrar um caminho. O Instagram é uma rede social com milhões de pessoas, e muitas delas têm um número considerável de seguidores e bastante influência com esse público. Portanto, podem ser uma ponte interessante entre a sua marca e o seu público.

No entanto, para que essa estratégia dê certo, a sua marca precisa ser divulgada pela voz certa. Pouco vai adiantar se, por exemplo, você fizer uma parceria com um influencer vegano se a maior parte dos produtos da sua confeitaria leva leite e ovos, isso pode, inclusive prejudicar o seu negócio.

Da mesma forma, um perfil com grande influência em São Paulo não vai surtir efeito se você pretende vender apenas na sua cidade. Além disso, a estratégia pode custar caro — é como acertar um pequeno alvo com um tiro de canhão.

3. Interaja com os seus seguidores

Para conseguir sucesso nas redes sociais, é preciso ter constância nas postagens e saber exatamente como se comunicar com o seu público. Isso acontece porque o algoritmo do Instagram costuma dar destaque para quem tem utiliza o aplicativo com frequência e isso faz com que você aumente o engajamento, aumentando seus seguidores.

Além disso, interagir com os seguidores faz com que eles se sintam mais acolhidos pela marca, aumentando a satisfação e a chance de acontecer um marketing boca a boca, que é quando você consegue clientes por meio de outros clientes satisfeitos com a qualidade de seus produtos e serviços.

4. Tenha um briefing claro

Uma parceria no Instagram deve ser vista como um negócio, seja ela paga ou não. Por isso, quando for passar o trabalho para o seu parceiro, seja claro sobre o que quer falar, os fatores que quer ressaltar (como qualidade dos ingredientes, preço, facilidade de entrega, promoção etc.).

Dessa forma, os seus novos clientes conhecerão exatamente aquilo que você quer e serão atraídos por esses motivos. Se você vai divulgar um bolo de chocolate, por exemplo, é claro que outros produtos também ganharão visibilidade, mas muitas pessoas vão querer exatamente o bolo que o influencer provou!

5. Faça vídeos

A produção de vídeos é uma ótima forma de fazer publicidade. Isso porque o vídeo é capaz de aproximar o influencer e seus seguidores, fazendo com que eles se identifiquem e se sintam representados de forma mais fácil do que através de posts, por exemplo.

Contudo, para fazer esse tipo de conteúdo, é preciso investir na qualidade dos vídeos produzidos. Investir em uma boa câmera, um local bem iluminado, um microfone de qualidade e um roteiro bem escrito é capaz de captar diversos clientes novos, elevando a sua marca a outro patamar.

6. Analise os resultados

O Instagram conta com um sistema de análise de métricas que mostra as curtidas, comentários, compartilhamentos de seus posts em um determinado período de tempo.

Essa ferramenta é bastante útil para avaliar se a parceria está dando os resultados esperados e avaliar o que é preciso fazer para ganhar mais engajamento caso a resposta para essa pergunta for não.

Além disso, para vendedores regionais, essa função é muito interessante, pois permite avaliar em qual localidade a publicidade foi mais ou menos eficaz. Com isso, é possível pensar em novas formas de captar públicos de outras regiões, podendo fazer vídeos bem humorados acerca de determinada região ou fazer um conteúdo focado nas necessidades daquelas pessoas.

Quais as vantagens de ter parceiras no Instagram?

Esse é um negócio benéfico para todas as partes envolvidas. O influenciador consegue ter rendimento através do patrocínio que as marcas oferecem, as empresas ganham clientes e conseguem aumentar suas vendas de forma exponencial. Já os clientes, conseguem, além de se aproximar um pouco de seu ídolo, produtos de qualidade que foram pensados exatamente para atender às suas necessidades.

Apesar de parecer um grande passo, começar uma estratégia de parceria no Instagram não precisa ser algo grandioso, com um influencer nacionalmente conhecido. Busque uma pessoa que tenha os mesmos valores da sua marca e seguidores com o seu perfil de público e faça contato.

Não se esqueça de que é preciso ter constância em suas postagens para que o Instagram o recompense e você ganhe cada vez mais engajamento. Por fim, é preciso sempre mensurar sempre os resultados dessa ação, avaliando se você ganhou mais seguidores ou se fez mais vendas depois da parceria.

Esperamos que este conteúdo possa ajudá-lo. Para saber mais sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

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