Cremor tártaro: o que é e como usar esse ingrediente?

Na confeitaria, existem diversos aditivos que melhoram a consistência, a cor, o sabor, o aroma, a textura e, até mesmo, o tempo de validade das preparações. Por esse motivo, eles podem ser utilizados como aliados da produção de doces e sobremesas.

Um desses produtos é o cremor tártaro. Afinal, você já conhece esse ingrediente? Ele é muito utilizado em receitas que levam claras em neve ou que precisam evitar a cristalização do açúcar. Nesse sentido, é essencial que os confeiteiros de plantão saibam o que é e como utilizar esse aditivo.

Pensando nisso, trouxemos este post. Aqui, você entenderá mais sobre o cremor tártaro e onde encontrar esse aliado da confeitaria.

Vamos lá?

O que é o cremor tártaro?

Para começar, você descobrirá o que é o cremor tártaro. Ele é um pó branco, sem cheiro e sem gosto, também chamado bitartarato de potássio ou creme de tártaro. Esse ingrediente é um sal obtido pela neutralização parcial do ácido tartárico com potássico.

O cremor tártato pode ser encontrado em algumas plantas, como as parreiras. Entretanto, o produto comercializado é comumente extraído por meio da vinificação. Nesse caso, ele é extraído do fundo dos barris de vinho após a finalização do processo de produção da bebida.

Assim, após a sedimentação da substância, ela é retirada, purificada e transformada no pó branco conhecido como o cremor tártaro.

Como utilizar esse ingrediente?

O cremor tártaro apresenta diversas utilizações na culinária. Primeiramente, ele é usado para estabilizar as claras em neve, ajudando a preparação a suportar temperaturas mais altas. Além disso, ele deixa as claras em neve mais firmes, formando os picos do doce. Desse modo, ele é excelente para a produção de suspiros e merengues.

Outra utilização do cremor tártaro é na produção de xaropes, caldas açucaradas e doces em calda, por exemplo. Isso porque o aditivo impede que o açúcar se aglomere e forme cristais, o que prejudica a textura do doce. O produto também pode ser utilizado como agente de fermentação para biscoitos, bolos e panquecas.

Assim, se misturado ao bicarbonato de sódio pode substituir o fermento em pó. Por fim, o cremor tártaro pode atuar na manutenção da cor dos vegetais. Sabe quando você cozinha legumes e verduras e eles perdem a cor? Então, ao colocar um pouco do pó você impede que a coloração do alimento modifique.

Onde encontrar o cremor tártaro?

Agora que você já viu o que é e como utilizar o cremor tártaro, é a hora de saber onde encontrar esse produto. Ele pode ser achado facilmente em lojas de produtos para confeitaria, já que a sua utilização é bastante comum. A dica aqui é procurar pelo cremor tártaro da Mago. Assim, você garante que usará um ingrediente de qualidade em suas receitas!

Ao longo deste post, você descobriu o que é e como utilizar o cremor tártaro. Agora, já pode colocar as nossas dicas em prática para melhorar a sua produção e deixar os seus doces ainda mais saborosos e com uma textura incrível!

Para encontrar os produtos da Mago, inclusive o cremor tártaro, acesse a nossa loja online, faça o seu pedido e receba em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.