Marketing digital para doces: Dicas essenciais para começar agora mesmo!

Se antigamente, para divulgar uma empresa ou produto, era necessário gastar rios de dinheiro com publicidade em veículos tradicionais, com a popularização das ferramentas digitais, é possível criar boas campanhas a partir do zero.

Para quem trabalha com doces, por exemplo, as redes sociais podem ser o caminho para o sucesso, pois o empreendedor poderá criar postagens e campanhas de forma gratuita, atingindo o seu público em um canto direto, sem intermediários.

Neste post, apresentamos 4 dicas para otimizar o marketing digital para doces. Confira!

Marque presença nas redes sociais

Em pleno 2022, não ter a empresa ou produto divulgado nas nas redes sociais é como ter um ponto comercial em uma rua que não passa quase ninguém. Mesmo as pessoas que gostam de fazer as suas compras presencialmente nos estabelecimentos, utilizam as redes sociais para pesquisar preços, olhar os produtos previamente e descobrir o endereço dessas lojas.

Ao produzir conteúdos para as redes, você pode atrair novos clientes, fidelizar os atuais, fazer lançamentos de produtos novos e reforçar a sua autoridade em seu setor. O Instagram, por exemplo, é uma excelente ferramenta para quem trabalha com doces, por ser uma rede pautada na informação visual — os doces bem decorados chamam bastante a atenção, até mesmo de quem nem estava pensando em comer naquele momento

Capriche na qualidade das fotos

No setor alimentício, as imagens fazem toda a diferença, afinal, a primeira impressão que o cliente terá quando se deparar com o seu produto no ambiente digital é a foto. Geralmente, quando as pessoas estão buscando por comida, seja no Google, no Ifood ou nas redes sociais, é porque estão com fome ou com o desejo de comer algo especial. Uma boa foto pode ser a chave para fazer ele escolher o seu produto pelos olhos.

Nesse cenário, caso você não tenha habilidade para tirar boas fotos e criar um bom design gráfico, vale a pena investir em profissionais qualificados, pois o resultado que uma boa foto tem poderá alavancar as suas vendas. Nesse meio termo, você pode aproveitar para se qualificar e criar as suas próprias fotos, reduzindo os custos de marketing digital.

Capriche nas hashtags

Para ser encontrado de forma orgânica nas buscas do Instagram, é de suma importância escolher boas hashtags para que seu conteúdo apareça na linha do tempo de um possível cliente. Uma maneira de definir boas hashtags é visitando as publicações de concorrentes que fazem sucesso nas redes sociais e identificar as tags que eles mais utilizam.

Utilize os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que o nosso subconsciente capta e que nos levam a ter a necessidade de fazer algo. Um exemplo clássico é o gatilho de escassez que muitas empresas utilizam:

  • “Compre nosso produto com 50% de desconto só até terça-feira!”
  • “Os primeiros x clientes ganham um brinde surpresa!”

No ramo da confeitaria e sobremesa, os gatilhos que mais funcionam são:

  • novidade — quando somos expostos a algo novo ficamos mais animados de saborear o produto;
  • curiosidade — uma nova fórmula de um produto tradicional, por exemplo, por estimular a curiosidade;
  • prova social — é quando um produto tem a recomendação de outras pessoas, como depoimentos ou dados positivos de pesquisas;
  • gatilhos de autoridade — quando o produto é certificado por alguma autoridade no assunto, por exemplo, “utilizamos a mesma massa do mestre confeiteiro ‘tal’”;
  • escassez — como dissemos acima, e quando o consumidor se vê na necessidade de comprar um produto para não perder uma vantagem.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma boa base para otimizar as suas estratégias de marketing digital para doces. Utilizar as ferramentas digitais não é mais um diferencial, mas uma necessidade para quem quer se manter competitivo no mercado de sobremesas e confeitaria.

Gostou do post? Então, continue em nosso blog e conheça algumas das principais estratégias para encantar seus clientes.

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