Dicas valiosas de redes sociais para confeitaria de sucesso

Com as pessoas conectadas 24 horas por dia à internet por meio de seus smartphones, as empresas que souberem utilizar as redes sociais estarão sempre mais próximas do público do que as que estão atuando de forma tradicional, sem se preocupar com o ambiente digital.

Mas quando falamos de presença digital, não estamos nos referindo apenas a estar nas redes sociais ou ter um e-commerce. É necessário criar estratégias para atingir o público certo, na hora certa, e guiá-lo de um post de divulgação para a página de conversão.

Neste post, apresentamos algumas dicas que vão ajudar nas suas estratégias de redes sociais para a confeitaria. Confira!

Conheça o seu público

O primeiro passo para criar uma boa estratégia de redes sociais é saber com quem você está falando. A melhor maneira de conhecer o seu público é por meio de pesquisas ou cadastro. 

Você pode, por exemplo, cadastrá-los em um sistema oferecendo alguns benefícios, como descontos e brindes. Neste cadastro, deverá descobrir a idade, onde mora, o gênero, as preferências e demais informações que permitam o mapeamento de público-alvo.

Outra maneira de mapear o seu público é por meio das próprias redes sociais, que permitem a inserção de enquetes, pesquisas e caixa de perguntas. 

Com os dados em mãos, você conseguirá identificar qual é a faixa etária média de seu público, a região onde mora e os produtos que mais gosta, para, a partir disso, criar as suas campanhas em redes sociais. 

É importante ressaltar que, para captar os dados dos clientes, é importante ter o consentimento explícito dele, para que a empresa esteja dentro do que pede a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Defina os seus objetivos

Após entender qual é o seu público-alvo, é necessário definir os seus objetivos. Procure saber o que você busca ao atuar nas redes sociais:

  • aumentar as vendas;
  • fidelizar os clientes;
  • atrair novos clientes;
  • reforçar a autoridade de sua empresa no mercado; ou
  • lançar um produto novo.

Essa resposta poderá levar as suas estratégias para um determinado lado. Por exemplo, para a empresa que quer aumentar as vendas, o trabalho nas redes sociais deverá ser de atração e direcionamento para o sistema em que os produtos estão sendo vendidos. 

Para reforçar a autoridade da empresa em seu mercado, as postagem educativas, dando dicas e ensinando como fazer os produtos e suas etapas, podem ser postadas em formato de texto, vídeo ou no já famoso post carrossel do Instagram.

Mensure os resultados

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Por isso, para saber se as suas estratégias estão dando resultado, você deverá mensurar os dados obtidos a partir da implementação de cada campanha.

Para quem quer utilizar as redes para aumentar as vendas, é possível rastrear os links das postagem nas redes sociais utilizando encurtadores. Dessa maneira, mesmo que esteja direcionando para um e-commerce próprio ou um app de delivery, saberá exatamente quantos clientes estão vindo das postagens criadas para aquela campanha específica.

Mapear os resultados permite que você amplie o que está dando certo e abandone estratégias que demandam esforço, mas entregam pouco.

Essas são algumas das estratégias que podem ser utilizadas para a otimização da atuação nas redes sociais para confeitarias.

Lembre-se de que, para que a estratégia funcione, é importante caprichar na decoração dos bolos e na qualidade das fotos, que devem ser atrativas e prender a atenção do público nesse mar de informações que é a internet. Além disso, é importante diversificar o conteúdo para não cansar o leitor.

Gostou do post? Sua confeitaria utiliza as redes sociais como ferramentas de divulgação e vendas? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

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